Saque DEP COD 04: O que Significa, O que Fazer, Quem tem Direito

Saque DEP Cód 04

Um código que aparece muito em extratos do FGTS é o DEP COD 04. Ele se refere a uma movimentação positiva no saldo do FGTS, mostrando que um valor foi liberado por conta de uma rescisão de contrato do trabalhador.

Quando esse código aparece no extrato do FGTS ele significa que o trabalhador possui um valor disponível para saque do seu FGTS.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS é uma espécie de valor debitado mensalmente do salário do trabalhador. O valor que é recolhido é acumulado em uma espécie de conta, e se o trabalhador precisar usar esse dinheiro ele pode realizar saques, além de poder consultar regularmente o saldo desse fundo.

Saque DEP Cód 04

Saque DEP Cód 04

O que significa DEP COD 04?

No site da Caixa o trabalhador pode consultar o saldo de seu FGTS, e pode se deparar com códigos e siglas referentes aos saques e rendimentos do fundo.

Esses códigos são importantes para a compreensão do extrato do FGTS, e é importante que o trabalhador saiba reconhecer esses códigos e seus significados, para entender como ocorre a movimentação de seu fundo de garantia.

✅ Descubra também o que significam os códigos 99 e códigos 19E de saque do fundo de garantia, o que significam,

O que fazer no caso do Saque DEP COD 04?

Caso seu extrato do FGTS venha com esse código, você possui um valor disponível para saque e você pode optar por sacar ou então por mantê-lo no fundo e deixar render.

Caso você opte por realizar o saque desse valor, você pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e realizar o saque, portando documento oficial com foto.

Saque JAM COD 04 do FGTS

Enquanto o código DEP COD 04 se refere ao valor disponível para saque de seu saldo FGTS, o código JAM COD 04 se refere ao quanto o seu saldo do FGTS rendeu até aquela data, e o quanto isso representa de rendimento em seu saldo.

Quem tem direito a casa usando o FGTS

Após alguns anos de serviço com carteira assinada, o trabalhador pode usar o saldo de seu fundo de garantia para dar entrada em um imóvel.

Nem todos os trabalhadores possuem direito a esse tipo de financiamento, pois ele varia de acordo com o tempo de serviço.

Para poder usar o saldo de seu FGTS no financiamento de um imóvel, é necessário que o trabalhador consulte o saldo disponível e:

  • Tenha no mínimo três anos de registro na carteira de trabalho, sendo na mesma empresa ou não;
  • Não possua outro financiamento de imóvel ativo em seu nome no momento da solicitação;
  • Não possua outro imóvel registrado em seu nome.

✅ Descubra também o que quer dizer o DEB Cesta, cobrado pela Caixa Econômica Federal e quais os motivos de ter o seu cheque devolvido.

Consultar Valor do Saque FGTS

Antes de realizar o saque, é importante consultar o saldo de seu fundo de garantia. Para isso é necessário que o trabalhador:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal, que está disponível clicando nesse link;
  • Realize o login com o número de seu endereço de e-mail ou NIS ou PIS (caso ainda não possua conta, basta criar uma nova conta nesse mesmo site);
  • O saldo de seu FGTS estará disponível para consulta.