Saque DEP COD 99: O que Significa, O que Fazer, Quem tem Direito

Saque DEP Cod 99

Ao consultar o extrato de seu FGTS pode ser que o trabalhador encontre diversos códigos, como o DEP COD 99. Esses códigos significam lançamentos ou condições relacionadas com o FGTS, e é importante que o trabalhador saiba o significado desses códigos para estar sempre atento com a movimentação em seu FGTS.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma espécie de taxa descontada mensalmente do salário do trabalhador. Todo esse valor recolhido é acumulado em uma espécie de conta, e quando o trabalhador precisar usar esse dinheiro pode realizar saques, além de poder consultar regularmente o extrato desse fundo.

Saque DEP Cod 99

Saque DEP Cod 99

O que significa DEP COD 99?

O código DEP COD 99 significa uma boa notícia para o trabalhador: esse código aparece quando o trabalhador solicita um valor de seu FGTS para o financiamento de um imóvel e essa solicitação é aprovado, e esse código representa que o trabalhador já pode realizar o saque e usar o valor como entrada na compra de seu imóvel.

✅ Confira também o que significam os códigos 19E e código 04 do Fundo de Garantia e descubra o que fazer nesses casos.

O que fazer no caso do Saque DEP COD 99?

Quando esse código aparece no seu extrato do FGTS significa que você já pode realizar o saque do valor liberado.

Você precisa ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, e lá um atendente irá dar auxílio para que o trabalhador possa realizar o saque desse dinheiro.

É importante que o trabalhador se lembre de que só poderá sacar e usar o dinheiro que foi liberado, mesmo que possua mais em seu fundo de garantia.

Saque JAM COD 99 do FGTS

Outro código que pode aparecer no extrato do FGTS é o JAM COD 99. Assim como o código anterior, ele representa que o trabalhador teve sua solicitação de saque do FGTS aceita para a compra de seu imóvel.

Assim como no caso anterior, quando esse código aparece no extrato, o trabalhador deve se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o saque de seu fundo de garantia.

Quem tem direito a casa usando o FGTS

Após alguns anos de serviço e contribuição com o FGTS, o trabalhador pode usar esse fundo para financiar um imóvel que queira comprar. Nem todos os trabalhadores possuem direito a esse tipo de financiamento. Para poder usar o seu FGTS no financiamento de um imóvel, é necessário que o trabalhador:

  • Ter no mínimo três anos de registro na carteira de trabalho, em um mesmo local ou não;
  • Não possuir outro financiamento ativo em seu nome;
  • Não possuir outro imóvel em seu nome.

✅ Veja também quais os motivos que podem levar seu cheque a ser recusado e o que é a Cesta DEB de serviços cobradas pela Caixa Econômica Federal.

Consultar Valor do Saque FGTS

Se você se encaixa nos requisitos acima e deseja saber qual o saldo do seu fundo de garantia para poder financiar um imóvel, saiba que é fácil consultar esse valor. Para consultar o valor do saque do FGTS é necessário:

  • Acessar o site da Caixa Econômica Federal, que está disponível clicando nesse link;
  • Realizar o login com o número de seu e-mail, NIS ou PIS (caso ainda não possua conta, basta criar uma nova conta nesse mesmo site);
  • O saldo de seu FGTS irá aparecer para que você possa consultar.