Cheque Devolvido Motivo 11, 12, 13, 22

Cheque Devolvido

O cheque é uma forma de pagamento parecida com o cartão de débito, onde a pessoa realiza um pagamento sem ter que pagar com dinheiro em espécie. Muitos clientes ainda optam pelo pagamento com cheques, mas assim como o cartão de crédito pode ser recusado, o cheque pode ser devolvido, por diversos motivos, e atrapalhar o processo de pagamento e compra realizado pelo cliente. O cliente deve se atentar para não ter problemas ao ter um cheque devolvido, independentemente do motivo da devolução.

Cheque Devolvido

Cheque Devolvido

Porquê um Cheque é Devolvido

Um cheque pode ser devolvido por diversos motivos:

  • Falta de saldo na conta bancária associada com o cheque, assim quando o cheque é descontado ele não pode ser debitado;
  • A conta com a qual o cheque está associada foi encerrada ou então está irregular;
  • O cheque foi assinado de forma errada ou a assinatura está ilegível.

Além disso, após um cheque ser devolvido, o dono do cheque pode ter seu nome cadastrado no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), uma espécie de SPC dos consumidores que realizam pagamentos atrasados. Os principais motivos pelo qual um cheque é devolvido são: motivo 11, 12, 13 e 22, sobre os quais vamos falar mais detalhadamente.

Confira também o que significam os códigos de saque do Fundo de garantia Saque DEP COD 04 e Saque DEP COD 19E quando acessar o saldo do seu FGTS.

Motivo 11

Quando um cheque é devolvido e o motivo da devolução é o motivo 11 a conta bancária ao qual o cheque estava associado está sem fundos e é a primeira apresentação desse cheque.

Nesse caso o cliente ainda não vai para o CCF e pode realizar o pagamento novamente com outro cheque ou então com outras formas de pagamento.

Para regularizar a situação do cheque devolvido, basta depositar dinheiro na conta associada ao cheque.

Motivo 12

Assim como o motivo anteriormente citado, o motivo 12 também se refere ao cheque associado com uma conta sem fundos, mas nesse caso de segunda apresentação.

Assim como anteriormente, para regularizar a situação do cheque e não ter o seu nome cadastrado no CCF o cliente deve realizar um depósito na conta associada com o cheque.

Saiba também como funciona a DEB Cesta da Caixa Econômica Federal.

Motivo 13

Quando o cliente tem seu cheque devolvido e o motivo é o número 13 isso significa que a conta com a qual o cheque estava associado foi encerrada, seja por encerramento do cliente ou por muito tempo de inatividade onde foi encerrada automaticamente pelo banco.

Nesse caso, o cliente pode ir até o banco e regularizar a sua conta, ou então pode tentar uma nova forma de pagamento para não ter seu nome cadastrado no CCF.

Leia também e descubra qual o significado do Saque DEP COD 99 do fundo de garantia.

Motivo 22

Um dos motivos mais associados com a devolução de cheques é o motivo 22. Nesse caso, a conta associada ao cheque está regular, mas a assinatura do cheque não. Isso pode acontecer quando o cliente assina de forma ilegível ou rasura a assinatura.

Nesses casos, o cliente deve fazer um novo cheque, pois um cheque rasurado não pode ser descontado. Nesse caso o cliente não tem seu nome cadastrado no CCF desde que converse o local que recebeu o cheque e regularize o seu pagamento.