Cheque Cruzado: como preencher, quanto tempo leva para compensar e tipos

Para satisfazer as necessidades de todos cidadãos brasileiros que fazem o uso de cheques, ao longo dos anos foram desenvolvidos diferentes tipos de cheques. Nesse artigo falaremos do cheque cruzado, apresentando as suas principais características e como você pode usá-lo. Acompanhe!

Cheque Cruzado

Cheque Cruzado

O que é um Cheque Cruzado

O cheque cruzado é aquele que não oferece a opção de saque direto quantia. Assim sendo, a única forma de levantar a valor indicado nele é pelo depósito do mesmo numa conta bancária.

Apesar disso ser uma desvantagem para quem recebe dinheiro por cheque cruzado, já que leva algum tempo para o valor cair na sua conta, este tipo de cheque oferece maior segurança a pessoa que emite o mesmo. Ao obrigar o receptor a fazer o depósito para receber o valor, o emissor ganha mais tempo para suspender o cheque se for preciso.

Ao optar pelo por esse tipo de cheque é preciso ter em conta que depois de emitido, o cruzamento não poderá ser cancelado.

✅ Saiba também como emitir a fatura do seu cartão VR e como emitir a fatura alelo.

Como preencher

Quem já preencheu o modelo comum de um cheque já sabe preencher o cheque, uma vez que este tipo é preenchido do mesmo jeito. A única diferença está no seu cruzamento.

Para cruzar trace duas linhas retas paralelas, na diagonal, na frente do cheque. Feito isso, a pessoa que receberá o cheque cruzado não terá como levantar o valor direto na agência bancária.

Quando tempo leva para compensar?

Como mencionamos anteriormente, o cheque é desvantajoso para quem recebe-o pelo fato do seu valor levar um certo tempo para cair na conta do receptor. Dependendo do valor, o cheque pode levar mais de 2 dias para compensar.

No caso de cheque com valor superior a R$ 300, o tempo de espera é de apenas 2 dias úteis para a compensação bancária. Por exemplo, se você fizer o depósito no dia 1 de numa terça-feira, o valor será liberado na conta no dia 4 (quinta-feira).

Agora, quando a quantia do cheque cruzado é inferior a R$ 300, o receptor deve aguardar um dia a mais para que o valor reflita na sua conta, ou seja, 3 dias de espera até a compensação da conta bancária. Levando em consideração o exemplo anterior, o valor somente cairia na conta da pessoa que fez o saque no dia 5 (sexta-feira).

✅ Descubra também como utilizar a internet para eliminar a fatura sodexo e descubra quais os documentos podem ser utilizados como comprovante de renda.

Tipos de Cheque Cruzado

Ao fazer o cruzamento do cheque, é preciso desenhar as linhas segundo as características do tipo de cheque que você pretende usar. Você pode escolher entre uma das duas opções descritas abaixo:

Cruzamento Geral

Quando o cheque é cruzado em branco e pode ser depositado em qualquer banco. Aqui são desenhadas apenas as linhas, sem a indicação do banco – este é o tipo de cruzamento mais comum.

Cruzamento Especial

Quando o cheque é cruzado em preto e só pode ser depositado no banco especificado entre as linhas paralelas. Quando o banco é especificado, o cheque também é chamado de cheque cruzado nominal.