CPF Inválido: Como Regularizar, Caixa Tem, Auxílio Emergencial

Muitos brasileiros foram surpreendidos com a informação de CPF inválido quando tentaram acessar o Auxílio Emergencial disponibilizado pelo governo. Mas, o que será que isso significa?

Com o CPF invalido não somente esse benefício fica retido, mas também é impossível solicitar empréstimos ou qualquer tipo de crédito. Mas, nãos e preocupe: essa é uma situação que pode ser ajustada facilmente. Veja o que fazer nos tópicos a seguir.

CPF Inválido

CPF Inválido

O CPF inválido ocorre quando há alguma pendência em seu CPF, e por isso ele encontra-se em uma das situações abaixo:

  • CPF suspenso: erros cadastrais;
  • CPF Irregular: pendências com o Imposto de renda;
  • CPF Cancelado: decisão judicial;
  • Nulo: fraude comprovada no CPF.

Para cada caso há diferentes procedimento. Porém, se você viu a informação de CPF inválido, provavelmente apenas digitou algum dado errado na hora de preencher a sequência numérica. Não deixe de conferir também como Regular CPF e como como tirar seu Comprovante de Inscrição CPF.

A dica aqui é que você preencha novamente e com calma para se certificar de que está tudo Ok. Ah! Muitas vezes pede-se para preencher o CPF sem os pontos e o traço. Então, tente inserir apenas os números.

CPF Invalido no Caixa Tem

Se você recebeu a informação de CPF inválido ao tentar acessar o app da Caixa Tem, não se preocupe. Provavelmente não se trata de um problema muito grave.

Provavelmente você precisa enviar alguma declaração de Imposto de Renda que está pendente. Para isso, envie uma declaração seguindo o passo a passo a seguir:

  • Baixe o sistema do IRPF em seu computador;
  • Preencha a declaração normalmente;
  • Pague DARF de atraso e envie;

Com isso feito é só aguardar o recebimento da declaração para que finalmente o documento seja regularizado e as pendências sejam normalizadas.

CPF Invalido Auxílio Emergencial

A situação de documento para Auxílio Emergencial impede que você receba o seu auxílio. Por isso é importante regularizar a situação. Se essa informação apareceu para você, primeiro, cheque o que houve:

  • Acesse o site da Receita federal clicando aqui;
  • Preencha o campo com o número do CPF e a data de nascimento.

Aparecerá uma declaração dizendo a situação de seu CPF. Se apareceu como “Regular”, significa que está tudo ok, basta tentar novamente pois provavelmente você cometeu algum erro ao digitar no Auxílio Emergencial.

Mas, se apontar alguma pendência, verifique se não há uma declaração e Importo de Renda em atraso que precisa ser encaminhada.

Meu CPF da Inválido

O seu CPF dá inválido você provavelmente está preenchendo algum dado errado. Mas, se já chegou e está correto, então é provável que haja alguma declaração de imposto de renda pendente para ser entregue.

Se esse é o caso, providencie a regularização para não ter mais problemas com o seu documento. Basta fazer o download do programa de IRPF e providenciar o envio da declaração. Não deixe de conferir também como utilizar seu Gerador de CPF e também como Consultar RG Online.

Como Regularizar

Regularizar o seu documento não é difícil. Uma vez que você identifique o problema e descubra o que o causou, é só resolver enviando a declaração pendente ou buscado informações mais precisas diretamente em um posto da Receita Federal.

Regularize o seu CPF inválido o quanto antes. Não deixe que esse problema prejudique seu benefício ou acesso a algum crédito.