Saque DEP COD 19E: O que Significa, O que Fazer, Quem tem Direito

Saque DEP Cód 19E

Ao consultar o extrato do FGTS o trabalhador pode se deparar com diversos códigos, como o DEP COD 19E. Esses códigos significam lançamentos ou informações relacionadas com o saldo do FGTS, e é muito importante que o trabalhador saiba o que esses códigos significam para saber como está a movimentação de seu FGTS.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS é uma espécie de taxa que é descontada mensalmente do salário do trabalhador. Todo o valor que é recolhido é acumulado em uma espécie de conta, e se o trabalhador precisar usar esse dinheiro ele pode realizar saques, além de poder consultar regularmente o saldo desse fundo.

Saque DEP Cód 19E

Saque DEP Cód 19E

O que significa DEP COD 19E?

Quando o código DEP COD 19E aparece em seu extrato do FGTS seguido de um valor, significa que foi realizado um saque emergencial (representado pelo código) daquele valor.

Também conhecido como Saque Emergencial do FGTS, nesse caso o trabalhador pode sacar apenas R$ 1.045,00 de seu FGTS, por conta desse saque ser uma medida provisória do Governo de 2020 devido à pandemia do Coronavírus.

✅ Confira também o que significam os códigos de saque do fundo de garantia código 04 e código 99 que permitem a retirada do saldo do fundo.

O que fazer no caso do Saque DEP COD 19E?

Caso você queira sacar o seu FGTS de forma emergencial (lembrando que o valor do saque é de no máximo R$1045,00), você deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal portando documento oficial com foto e realizar o saque.

É necessário possuir saldo suficiente para realizar esse saque, por isso no decorrer do texto mostraremos como consultar o valor do FGTS que você pode sacar de acordo com seu saldo.

Saque JAM COD 19E do FGTS

Enquanto o saque DEP COD 19E se refere ao saque do saldo do FGTS, o código JAM 19E demonstra os juros que o seu fundo de garantia rendeu. Quando um valor aparece no extrato seguido deste código, esse valor se refere ao quanto seu saldo rendeu até aquela data.

Quem tem direito a casa usando o FGTS

Após alguns anos de serviço contribuindo com o FGTS, o trabalhador pode usar o saldo de seu fundo para financiar ou dar entrada em um imóvel que queira comprar.

Nem todos os trabalhadores possuem direito a esse tipo de financiamento, pois ele varia de acordo com o tempo de serviço. Para poder usar o saldo de seu FGTS no financiamento de um imóvel, é necessário que o trabalhador:

  • Tenha no mínimo três anos de registro na carteira de trabalho, que pode ser de uma mesma empresa ou não;
  • Não possua outro financiamento de imóvel ativo em seu nome;
  • Não possua outro imóvel registrado em seu nome.

✅ Veja também o que significa a Cesta DEB de descontos na sua conta corrente da Caixa econômica Federal e quais os motivos de devolução de cheque, separados por código, e seus significados.

Consultar Valor do Saque FGTS

É possível realizar a consulta do valor disponível em seu fundo de garantia através do site da Caixa Econômica Federal. Para isso é necessário que o trabalhador:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal, que está disponível clicando nesse link;
  • Realize o login com o número de seu endereço de e-mail ou NIS ou PIS (caso ainda não possua conta, basta criar uma nova conta nesse mesmo site);
  • O saldo de seu FGTS estará disponível para consulta.