Cheque Devolvido Motivo 48

Os motivos da devolução do cheque são variados, por isso, é preciso prestar atenção no motivo apresentado para saber como contornar a situação se você for a passar por isso. Neste post iremos explicar o que significa Cheque Devolvido Motivo 48. Continue acompanhando!

Cheque Devolvido Motivo 48

Cheque Devolvido Motivo 48

Porquê um Cheque é Devolvido

Bem, existem diferentes razões que podem estar por trás da devolução de um cheque no momento do saque. Como forma de facilitar a identificação e interpretação das razões, o banco central criou um conjunto de códigos para cada devolução, que são:

  • Quando o cheque não possui fundos: [cheque devolvido motivo 11, 12, 13, 14];
  • Quando há impedimento de pagamento: [20 a 28, 30 e 70];
  • Quando o cheque possui irregularidades: [31, 33, 34 e 35];
  • Quando ocorre apresentação  indevida: [37 a 45, 48 e 49];
  • Quando há emissão indevida: [59, 60, 61, 64].

O que Significa Cheque Devolvido Motivo 48

Quando o banco devolve o cheque por motivo significa que o mesmo não apresenta a identificação do beneficiário. Note que isso não acontece com todos os cheques, esse motivo de devolução somente é exibido quando um cheque que possui valor superior a R$ 100. No restante dos casos, o cheque pode ser emitido sem o nome do beneficiário.

Essa é uma medida que busca garantir a segurança nas transações por este instrumento financeiro, de tal forma que somente o beneficiário realize o saque.

O que fazer quando o Cheque Devolvido Motivo 48?

Bem, na maioria dos casos esse tipo de situação já é resolvida na própria agência, sem a necessidade de contar o emissor do cheque. No entanto, para que o protocolo do banco seja seguido, o banco envia a notificação de devolução.

Em situações em que o descrito acima não ocorre, você terá que localizar o cheque devolvido de modo a resgatá-lo e pagar o valor ao seu portador.

Como Saber Onde está o Cheque Devolvido Motivo?

Pelo fato de na maioria das vezes o cheque passar por muitas pessoas, a localização do mesmo pode ser um pouco difícil. Assim sendo, para facilitar a vida de quem emitiu, o recomendado é que você solicite a microfilmagem do cheque devolvido no banco de modo a obter o seu histórico de movimentação.

Por meio do documento relatando as movimentações que foram feitas com o cheque será mais fácil saber onde ele está e em seguida efetuar o pagamento da conta declarada.

Como Pagar o Cheque Devolvido?

Assim que você localizar o cheque devolvido será preciso ir até o local para fazer o resgate do mesmo e depois pagar a quantia em dinheiro. Feito isso, bastará apresentar ao banco a declaração de quitação do cheque devolvido para comprovar o pagamento da dívida.

Note que se o valor do cheque devolvido não for pago, o portador do mesmo poderá entrar com uma ação na justiça. Se isso acontecer, o juiz poderá publicar o nome do portador do cheque em um edital disponível para todo o público.

Se o portador do mesmo não apresentar sua manifestação em até 30 dias, o débito exibido passa a ser tido como quitado.