Cheque Administrativo – Saiba o que é, como funciona, quando usar e quanto custa emitir

O cheque é uma das formas mais antigas para a transação de valores monetários no meio bancário, e apesar da existência de novas tecnologias que facilitam esse processo, algumas entidades ainda optam pelo uso de cheques, como o Cheque administrativo.

Cheque administrativo

Cheque administrativo

Ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de cheque? Então não deixe de saber mais acerca do mesmo conferindo os próximos tópicos deste post. Cheque Administrativo – saiba o que é, como funciona, quando usar e quanto custa emitir.

O que é?

Atualmente os bancos que oferecem uma conta corrente, poupança ou de outro tipo, dependendo da sua configuração também dispõem do livro de cheques. O grupo de opções disponíveis, geralmente inclui o cheque administrativo

Este tipo de cheque já vem aprovado pela instituição financeira, o que deixa a pessoa que o recebe um pouco mais segura, já que o saldo está garantido.

Pra que Serve?

Bem, assim como o cheque cruzado, também esse tipo ajuda em diversas situações, principalmente quando você adere algum serviço ou produto onde o vendedor solicita o pagamento por este meio. Nesse caso o cheque administrativo permite o pagamento na hora sem complicações ou inseguranças para nenhuma das partes envolvidas na negociação.

Como Funciona o Cheque Administrativo

Pelo fato de uma das principais características desse tipo de cheque ser justamente a questão da garantia de existência de saldo, é preciso que ao emiti-lo a pessoa tenha certeza de que o valor especificado existe em sua conta, para evitar o famoso cheque devolvido.

Outros aspetos que marcam o funcionamento deste tipo de cheque e que o seu utente deve ter em mente, são os seguintes:

  • Na momento de retirada do cheque o valor é transferido da conta do emissor para a pessoa que efetua o seu saque;
  • O cheque é criado pelo banco.

Quando Usar?

Tanto para o vendedor como para o consumidor, é recomendado o uso deste tipo de cheque quando tratar-se de uma negociação que envolve altas somas de dinheiro, já que nessas circunstâncias é preciso ter total segurança da legitimidade do meio de pagamento usado na operação.

Um exemplo concreto, são as situações em que o cidadão dirige a uma loja de venda de viaturas com a finalidade de adquirir um carro. Nesse tipo de situação, vale muito a pena usar o cheque administrativo pelas razões já mencionadas acima.

Como Solicitar o Cheque Administrativo

Bem, geralmente os bancos abrem espaço para a solicitação do Cheque administrativo em suas agências de atendimento presencial. Note que apesar de muitas instituições limitarem este tipo de cheque somente para quem possui uma conta corrente, existem certos casos em que clientes com conta poupança ou de outro tipo, também podem solicitar este tipo de cheque.

Quanto Custo Emitir um Cheque Administrativo

Cada banco possui uma taxa própria cobrada no ato da emissão. Abaixo segue uma lista com os preços que as principais instituições financeiras do país cobram por este serviço: