Telefone Ministério do Trabalho: Número, Chat, SAC e WhatsApp

Não é novidade para ninguém que o Ministério do Trabalho está por detrás de quase todos os assuntos envolta dos trabalhadores brasileiros. Razão pela qual existem muitos empregados que buscam entrar em contato com esse órgão frequentemente pelo telefone ministério do trabalho, e se você é um deles, não deixe de continuar a ler esse texto para saber como estabelecer esse contato. 

Telefone Ministério do Trabalho

Telefone Ministério do Trabalho

Qual o Número de Telefone do Ministério do Trabalho?

Atualmente todas as informações relacionadas ao seguro desemprego, serviços prestados pela secretaria de trabalho e legislação trabalhista, podem ser acessadas por meio do número 158 que funciona em todas as regiões do país. 

Felizmente todas as ligações direcionadas a este número não observam nenhuma cobrança para quem liga a partir de um telefone fixo. Agora, quando o telefonema é feito pelo celular, o custo da chamada observa as tarifas locais.

Ministério do Trabalho WhatsApp

Ainda não houve nenhum anúncio em relação a disponibilidade de atendimento do Ministério do Trabalho por meio do WhatsApp. No entanto, devido a popularidade no uso deste mensageiro, é de se esperar que nos próximos anos o órgão venha a estabelecer essa forma de atendimento para que os cidadãos brasileiros apresentem suas reclamações, sugestões e muito mais.

SAC Ministério do Trabalho

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no Ministério do Trabalho é acessível por meio do Alô Trabalho. Para ligar para essa central de atendimento é preciso observar o horário de suporte estabelecido, que é de segunda a sexta-feira no período compreendido entre 8h às 20h.

A ligação feita a partir de um telefone fixo para o SAC do Ministério do Trabalho no número 158 é totalmente grátis.

Ouvidoria Ministério do Trabalho

A ouvidoria é o canal perfeito para a apresentação  de reclamações, sugestões, elogios e solicitações de previdências e denúncias. No entanto, é crucial apresentar a sua inquietação por via da ouvidoria Ministério do Trabalho somente se não for possível resolver o problema usando o SAC ou outra forma de atendimento.

É importante também considerar o telefone especifico que o ministério do trabalho possui em cada um dos estados em que ele atua, já que é mais fácil apresentar a reclamação ou sugestão diretamente na agência mais próxima de si.

Reclamação Ministério do Trabalho – Como fazer

As reclamações que surgem no ambiente trabalhista podem ser apresentadas ao Ministério do Trabalho por meio de um dos canais de atendimento que acabamos de apresentar nesse post. No entanto, tenha sempre em mente que a ouvidoria deve ser usada somente como uma última opção e não a primeira.

Note que toda denúncia de natureza trabalhista pode ser feita por qualquer pessoa, incluindo o próprio funcionário que presta o serviço para a empresa. No ato da denúncia a identidade da pessoa que faz a queixa fica sob sigilo para a proteção da sua própria integridade.

Sempre que possível busque ir diretamente a uma das agencias de atendimento do Ministério do Trabalho mais próximas. Dessa forma, o atendimento é mais ágil, o que é bom quando trata-se de uma questão urgente e delicada.