Comprovante de Inscrição CPF

O comprovante de inscrição CPF pode servir para provar que você tem o documento emitido. Hoje em dia, não há mais necessidade de ter o cartão do CPF, apenas com o comprovante você já pode utilizar o documento.

O CPF é o Cadastro da Pessoa Física, um documento muito importante no Brasil que é emitido pela Receita Federal e que é amplamente solicitado – em especial durante transações financeiras.

Comprovante de CPF

Comprovante de CPF

Comprovante de Inscrição CPF

Antigamente, o CPF era emitido como um cartãozinho que precisava ser carregado. Posteriormente, ele passou a ser integrado como dado no RG, com sua numeração disponível o outro documento.

Hoje em dia, porém, o CPF não é mais assim. Com o comprovante de Inscrição CPF você já comprova que tem o documento emitido em seu nome e não precisa mais carregá-lo fisicamente. Muita praticidade. Não deixe de conferir também como regularizar CPF e ainda o que fazer com seu CPF Inválido.

Como Emitir o Comprovante de Inscrição CPF?

Através da internet você pode emitir o seu comprovante de inscrição CPF. O passo a passo é bem simples. veja a seguir como fazer.

  • Acesse o site da Receita federal clicando aqui;
  • Procure pela opção “Impressão simplificada”;
  • Em seguida, preencha os dados conforme solicitado;
  • Envie os dados.

Prontinho! Feito isso aparecerá o número da sua inscrição. É importante saber que essa opção é válida somente para quem já tem o CPF gerado, ou seja, quem ainda não tem precisa primeiro obter o CPF para depois conseguir o comprovante.

Comprovante do CPF com número do título de eleitor

Um dos documentos solicitados para emitir o seu comprovante de inscrição CPF online é o título de eleitor. Portanto, tenha em mãos o seu documento na hora de fazer a solicitação. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site da Receita federal clicando aqui;
  • Procure pela opção “Impressão simplificada”;
  • Em seguida, preencha os dados conforme solicitado;
  • Envie os dados, incluindo o número do título.

Feito isso você terá acesso ao comprovante sobre seu CPF. Tudo bem simples e rápido, feito através de seu computador sem dificuldades. Não deixe de conferir também como utilizar o Gerador de CPF e também como consultar RG Online.

Quem pode ter CPF no Brasil?

O Cadastro de Pessoa Física é um documento que qualquer cidadão brasileiro pode obter. Inclusive, é possível fazer o CPF de menores de idade.

Mas, nesse caso pais ou responsáveis precisam comprovar a guarda para fazer a solicitação do documento. O passo a passo para tirar CPF online para menores de idade é:

  1. Pelo seu computador acesse o site da Receita Federal;
  2. Insira os dados solicitados e envie;

Informe todos os dados solicitados para que o documento seja emitido. Os documentos exigidos, nesse caso, são:

  • Certidão de nascimento ou;
  • Documento de identificação com foto da criança;
  • Documento de identificação com foto dos pais, tutor(es), curador ou responsável pela guarda;
  • Documento de comprovação da tutela, cautela ou guarda.

Menores de idade não podem requerer o documento sozinhos. É preciso a autorização de um responsável.

Uma vez que o documento seja emitido, é possível conseguir o comprovante de inscrição CPF de seu filho ou dependente seguindo os passos anteriores, através do site da Receita Federal.