Regularizar CPF: Receita Federal, Onde Regularizar, Tempo

Precisa regularizar CPF e não sabe como fazer? Pois, saiba que isso é bem simples e pode ser feito através da internet, pelos canais digitais que você tem ao seu dispor.

Com um computador com acesso à internet é possível emitir a nova via de uma certidão ou regularizar qualquer pendência que exista em seu CPF. Tudo é bem simples, e com o passo a passo que criamos você não terá dificuldades.

Regularizar CPF

Regularizar CPF

Receita Federal Regularizar CPF

É importante esclarecer que para regularizar CPF através do site da Receita Federal você não pode ter pendências, ou seja, estar devendo uma declaração de imposto de Renda se você estava no grupo de obrigatoriedade nos últimos 5 anos. O passo a passo é:

  • Acesse o site da receita federal clicando aqui;
  • Preencha os campos fornecendo todos os dados solicitados.
  • Feito isso o seu cadastro será atualizado. Portanto, o CPF será regularizado e voltará a ter validade no Brasil.

Não deixe de conferir também o que fazer com seu CPF Inválido e ainda como utilizar o Gerador de CPF.

Onde Regularizar CPF

Muitas pessoas se perguntam sobre onde regularizar CPF. Você pode fazer isso através da internet, pelo site da Receita Federal do Brasil.

A Receita federal é o órgão emissor responsável por esse documento, pois, ele está diretamente atrelado aos rendimentos financeiros de cada cidadão.

Portanto, somente nesse site é que é possível fazer a regularização, ou comparecendo diretamente em um posto de atendimento.

Você pode checar qual é o posto mais próximo de sua residência clicando aqui e procurando pelas unidades de seu estado.

O que precisa para Regularizar?

Quando o seu CPF tem alguma pendência, aparece a informação de “PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO”. Isso significa que você não entregou uma declaração obrigatória nos últimos 5 anos.

basta então fazer a declaração de Imposto de Renda que está pendente para que a regularização aconteça. Porém, se a informação for de “Suspenso”, então significa que falta algum dado para preencher sobre o seu CPF.

Como Regularizar o CPF

Para regularizar o CPF você deve preencher um formulário online e enviá-lo solicitando a regularização do mesmo. Veja o passo a passo a seguir.

  • Clique aqui para abrir o formulário e preencher os dados.
  • Forneça todas as informações importantes. Não deixe nenhum campo em branco.

Feito isso é só aguardar que a Receita Federal analise o seu caso e retorne dizendo se o seu CPF foi regularizado. Descubra no próximo tópico quanto tempo isso pode levar. Não deixe de conferir também como emitir seu comprovante de inscrição CPF e também como consultar RG Online.

Quanto tempo demora para Regularizar o CPF na Receita Federal

O tempo que demora para regularizar na Receita federal depende da situação em que o documento se encontra. Em alguns casos é preciso comparecer pessoalmente a uma unidade da Receita Federal, e você tem 90 dias para fazer isso.

Você também pode solicitar a regularização em uma agência de Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios mediante pagamento da taxa de 7 reais.

Em cada caso levará um tempo e você pode se informar sobre isso no ato da regularização. Quanto antes você buscar regularizar mais rapidamente terá a situação organizada para usar o documento.