Consulta CPF Receita Federal: Grátis, Pela Internet

O Cadastro de Pessoa Física, conhecido como CPF, é um documento obrigatório para as pessoas maiores de 18 anos, chegando a ser obrigatório para menores de idade também em alguns casos específicos. O CPF é como o RG, composto por 11 números, e antigamente era impresso, mas hoje ele não é mais emitido de forma física e vem inserido no RG da pessoa.

O CPF é exigido em muitas situações do dia a dia, principalmente em compras, onde é necessário que o cliente esteja com o CPF regularizado. Em algumas situações o CPF pode não estar em situação regular, o que pode trazer inúmeros prejuízos para a pessoa, e é necessário que a pessoa regularize a situação cadastral do CPF, para não sofrer as penalidades. Para consultar a situação cadastral de seu CPF é possível entrar no site da Receita Federal e realizar a consulta do CPF, tudo isso de forma gratuita e simples.

Consulta CPF

Consulta CPF

Consulta CPF Receita Federal

É possível realizar a consulta do CPF no site da Receita Federal de forma simples, bastando apenas ter em mãos o número de seu CPF e informar a data de nascimento. A consulta do CPF na Receita Federal é rápida, e caso a pessoa esteja com o CPF em situação cadastral irregular ela poderá regularizar a sua situação.

Pessoas que estão com o CPF irregular ou cancelado não podem:

  • Se inscrever em programas sociais do governo;
  • Tirar a CNH ou outro documento, como título de eleitor;
  • Solicitar um cartão de crédito ou realizar uma compra em lojas, como de móveis;
  • Declarar o imposto de renda.

Além desses, o cidadão pode ter diversos outros problemas com a Receita Federal caso não mantenha seu CPF regularizado. Saiba ainda como descobrir se seu CPF está regular e também como imprimir o CPF.

Para que Serve a Consulta CPF Receita Federal

Como citamos anteriormente, um CPF em situação irregular pode trazer diversos prejuízos para a pessoa, por isso é necessário que a pessoa consulte regularmente o seu CPF.

A consulta do CPF serve para consultar se o CPF foi cancelado, está irregular ou em qualquer outra situação que possa prejudicar a pessoa, como em compras e inscrições em programas do governo (como o bolsa família).

Essa consulta pode ser realizada também por empresas e serviços que precisam consultar o CPF do cliente por algum motivo, pois para consultar o CPF através da Receita Federal é necessário apenas o número do CPF e a data de nascimento da pessoa. Veja ainda como tirar a 2ª via do CPF.

Como Consulta CPF Receita Federal

Consultar a situação de seu CPF através do site da Receita Federal é um processo simples e muito rápido, sendo necessário apenas:

  • Acessar o site da Receita Federal, que está disponível em: servicos.receita.fazenda.gov.br;
  • Informar o número do CPF que deseja consultar;
  • Informar a data de nascimento do responsável pelo CPF;
  • Selecionar a caixa de marcação “Não sou um robô”;
  • Selecionar a opção “Consultar”.

A situação do CPF será informada e se o CPF estiver em situação regular ou irregular, essa mensagem aparecerá na tela.