Como saber se o CPF está regular

Como saber se o CPF está regular – Sendo considerado um dos documentos mais importantes e necessários para um cidadão, o Cadastro de Pessoa Física – CPF, é um documento obrigatório para qualquer cidadão brasileiro com mais de 18 anos, e em algumas situações específicas é obrigatório até mesmo para crianças e adolescentes, como no caso do imposto de renda. O documento é parecido com o RG, com 11 números, e atualmente já vem inserido no CPF da pessoa, não sendo necessário ter o CPF físico.

O CPF é um documento exigido em praticamente tudo no dia a dia, desde a realização de uma compra até para o cadastro em um programa do governo. No entanto, é importante que o CPF esteja regular, isso é, que não esteja cancelado ou com alguma pendência. Para consultar se o CPF está regularizado, o cidadão pode realizar a consulta no site da Receita Federal de maneira gratuita. Se o seu CPF estiver irregular é necessário que a situação seja regularizada, o que pode ser feito no próprio site da Receita Federal em poucos minutos.

Consulta CPF

Consulta CPF

Importância de ter o CPF Regular?

Ter um CPF regular é estar em conformidade com a Receita Federal. Com um CPF cancelado ou em situação irregular, a pessoa fica impossibilitada de diversas situações em seu dia, como:

  • Realizar compras que exijam o número do CPF;
  • Não poder se inscrever em programas sociais do governo;
  • Não poder realizar a declaração do imposto de renda, nem ser incluído em uma declaração de imposto de renda.

Essas são apenas algumas das situações importantes nas quais o cidadão precisa de seu CPF em situação regular, mas o CPF regular é necessário além de ser obrigatório para qualquer cidadão brasileiro ou naturalizado. Saiba ainda como imprimir CPF e também como tirar a 2ª via do CPF.

Como saber se o CPF está regular?

A única forma segura de verificar se o seu CPF está regular é através do site da Receita Federal. Essa é a forma usada não só por pessoas físicas, mas também por pessoas jurídicas, sendo que empresas, bancos e similares realizam essa mesma consulta quando necessário. Todo o processo de consulta CPF é realizado de forma gratuita e simples, sendo necessário ter apenas o número do CPF e data de nascimento do responsável pelo CPF que será consultado.

Para verificar se seu CPF se encontra em situação regular é necessário que o cidadão:

  • Acesse o site da Receita Federal, que está disponível em: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/;
  • Informe o número do CPF (com o dígito) que deseja consultar;
  • Informe a data de nascimento do responsável pelo CPF;
  • Selecione a caixa de marcação “Não sou um robô” (também é possível consultar essa opção em forma de áudio, para quem possui alguma deficiência auditiva);
  • Selecione a opção “Consultar”.

O site irá exibir uma mensagem com a situação do CPF consultado, caso esteja regular o cidadão não precisa fazer nada, mas se a mensagem indicar que o CPF está irregular, é necessário que o cidadão regularize a sua situação também no site da Receita Federal, para evitar problemas