Chave PIX

Você conhece a Chave PIX? Não é novidade que o mundo não para alguns anos atrás, poder pagar e receber apenas utilizando um smartphone era inimaginável, porém, agora é acessível para todos as pessoas.

Chave PIX

Chave PIX

Entretanto, as novidades não param por vir e atualmente, a Chave PIX é a bola da vez. Além do seu pagamento instantâneo, ela promete maior segurança e é totalmente gratuito. Quer entender melhor sobre o famoso PIX? Vamos lá!

O que é chave PIX?

Hoje em dia, a Chave PIX embora recente já é o meio de pagamento instantâneo mais utilizado do Brasil. Pois, através dele, é possível efetuar uma transferência instantânea 7 dias na semana, 24 horas por dia. Porém o limite PIX vai depender do histórico de transação do cliente.

Ou seja, tanto na hora de pagar, como na hora de receber, o PIX faz tudo instantaneamente. São poucos segundos desde o momento que a pessoa autoriza o envio, até o aviso de recebimento chegar em seu smartphone.

Enfim, o PIX é uma forma de pagamento instantânea semelhante ao TED, porém, muito mais rápido, prático e seguro, pois, com ele, você não precisa enviar todos seus dados bancários/pessoais.

Como cadastrar a Chave PIX?

Quando falamos em Chave PIX, estamos falando diretamente sobre um simples endereço eletrônico da sua conta PIX. Como assim? Uma Pessoa Física, por exemplo, pode registrar cerca de 5 chaves, sendo cada chave um dado pessoal, como e-mail, número de celular, CPF ou mesmo um número aleatório.

Dessa forma, ao invés de você passar todos os seus dados para fazer receber pagamento, você pode simplesmente passar a Chave, sem colocar seus dados em risco.

O Cadastro da Chave Pix depende de cada banco, porém, por ser uma novidade, ao clicar no ícone “PIX” no aplicativo do seu banco, como exemplo os  bancos Bradesco, Santander, é possível ter acesso a todas as informações para o cadastro ser feito.

Quais as vantagens do PIX?

Como citado anteriormente, o PIX possui diversas vantagens em relação às outras formas de pagamento e/ou recebimento. Embora seja semelhante ao TED, o mesmo ainda possui muitas limitações que no PIX não existem mais.

Em outras palavras, essa nova ferramenta veio facilitar tanto a vida de quem quer pagar as contas de forma mais rápida, evitando boletos, por exemplo, como para quem quer receber.

Veja abaixo as principais vantagens da Chave PIX:

  1. Disponível 7 Dias da Semana/24 horas por dia;
  2. Você só precisa de um smartphone;
  3. Operação completa em até 10 segundos;
  4. Sem custo para pessoas físicas;
  5. Maior controle de operação;
  6. Maior segurança;
  7. Sem burocracia.

Quanto custa a transação pelo PIX?

Como mencionado anteriormente, a Chave PIX é gratuita, dessa forma, você pode fazer quantas opções quiser no mês sem nenhum custo sobre as mesmas. Entretanto, isso só é direcionado para as pessoas físicas, ou seja, para quem possui uma conta vinculada a um CPF.

Todavia, para quem possui uma empresa, o PIX possui ainda mais vantagens, porém, pode possuir algumas taxas em algumas instituições. Até o momento, existem empresas que não cobram taxa sobre a Pessoa Jurídica, já outras, como o banco ITAÚ, chegam a cobrar R$10,00 para o público PJ.