Segunda Via Cartão Cidadão: Como pedir pela Internet ou Telefone

O cartão cidadão é uma solução desenvolvida pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de ajudar os brasileiros. Por meio desse documento, os cidadãos que já tem uma conta cadastrada na Caixa podem com facilidade acessar e ter maior controle sobre os seus benefícios. Por isso, em caso de perda desse documento é crucial que o seu titular saiba como emitir segunda via cartão cidadão para não perder os benefícios que o cartão entrega.

A seguir apresentamos os diferentes métodos que você pode seguir para retirar a segunda via do cartão cidadão sem complicações. Acompanhe!

Segunda Via Cartão Cidadão

Segunda Via Cartão Cidadão

Como Pedir Segunda Via do Cartão Cidadão

Antes de fazer o pedido de emissão da segunda via do cartão, é preciso verificar se você ainda cumpre com todos os requisitos definidos para aceder ao documento. Primeiro, é preciso ter algum benefício social e/ou trabalhista disponível para saque, caso contrário, não tem como emitir o cartão numa primeira e muito menos segunda via.

Cumprindo com o requisito mencionado acima, você já poderá seguir em frente com a emissão da segunda via cartão cidadão – veja no tópico que segue como emitir o cartão pela internet e ainda saiba se é possível solicitar pelo telefone ou não. Não deixe de conferir também para que serve e como emitir um atestado de pobreza.

Como Tirar Segunda do Cartão Cidadão Pela Internet

Apesar de muitos serviços sociais serem acessíveis pela internet, infelizmente ainda não é possível emitir a segunda via do cartão cidadão pela internet. Até este exato momento o documento está apenas disponível para emissão diretamente numa das centrais de atendimento da Caixa Econômica Federal ou pela linha telefônica.

Apesar disso, quem já possui o cartão cidadão pode muito bem usar o aplicativo disponibilizado pela própria caixa para fazer consultas relacionadas ao cartão, como a consulta de saldo, bloqueio do cartão e muito mais.

No caso de quem prefere retirar o seu cartão numa agência da Caixa, será preciso preparar alguns documentos/informações antes de dirigir-se a unidade de atendimento. Durante o pedido do cartão, a atendente solicitará o informe do CPF e do número do PIS/PASEP. Por isso, é melhor levar a sua carteira de trabalho ou outro documento qualquer que tenha essas informações para não cometer erros. veja também como solicitar outros cartões, como o seu cartão Calcard, ou ainda como utilizar a internet para emissão da fatura do seu cartão Credicard.

Como Solicitar Segunda do Cartão Cidadão Pelo Telefone

Como dissemos anteriormente, os cidadãos interessados no cartão cidadão podem obter o mesmo fazendo o pedido pelo telefone. Para obter o documento seguindo esse caminho, faça o seguinte:

  • Ligue para a central de atendimento Caixa ao cidadão usando o número 0800 726 0207;
  • Espere até que a sua ligação seja atendida e em seguida informe todos os dados que a atendente solicitar para confirmar a sua identidade (nome completo, número de documentos de identificação, data de nascimento, filiação, entre outros dados);
  • Siga as instruções que forem passadas para concluir o seu pedido.

Fique atento ao horário de funcionamento do canal de atendimento telefônico quando for emitir o cartão dessa forma. O atendimento pelo telefone está disponível somente das 8h às 21h de segunda à sexta, e das 10h às 16h aos sábados.