Situação Cadastral CPF

Você sabe como consultar a Situação Cadastral CPF? Sem dúvidas alguma, o CPF, sigla para Cadastro da Pessoa Física, é o documento mais importante do cidadão brasileiro, tão importante quanto a certidão de nascimento.

Hoje em dia, sem o CPF, é impossível viver em sociedade, pois, sem ele, você fica incapacitado de entrar em uma faculdade, solicitar um cartão de crédito ou mesmo pedir um empréstimo.

Além disso, mesmo tendo um CPF, caso o seu não esteja “Regular”, tarefas necessárias do dia a dia ficam longe do seu alcance. Pensando nisso, neste breve artigo você vai entender tudo sobre a Situação Cadastral CPF e claro, como você pode consultar e emitir o seu comprovante sem sair de casa.

Situação Cadastral CPF

Situação Cadastral CPF

Situação Cadastral CPF

Além de tudo que foi citado acima, você sabia que até para garantir o auxílio emergencial foi necessário ter um CPF ativo e Regular? Ou seja, é mais uma prova de que ter o nome limpo – como é dito popularmente – é de suma importância.

Sendo assim, após consultar a situação cadastral do seu CPF e a mesma constar, como: “CPF em situação invalida”, é de suma importância que você faça a regularização do seu documento quanto antes. Não deixe de conferir ainda como Consultar o PIS pelo CPF e ainda como consultar a Situação Cadastral de CNPJ.

Hoje em dia, existem muitos motivos que podem tornar o seu CPF invalido, todavia, o nome sujo por conta da inadimplência é sempre o principal. Até porque, segundo o Serasa, mais de 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes, o que pode acabar sujando o nome do contribuinte.

Felizmente, por conta da pandemia, o governo deu brechas para o cidadão brasileiro conseguir regularizar a situação cadastral do seu CPF através da internet, sem custos sobre a operação.

Porém, antes de efetuar a regularização do seu documento, primeiro é importante consultá-lo. Pensando nisso, abaixo você vai ver como consultar e emitir o comprovante de Situação Cadastral do CPF sem sair do conforto do seu sofá. Vamos lá!

Comprovante de Situação Cadastral no CPF

Independente do motivo que o seu CPF esteja irregular ou mesmo estando regular, é possível saber efetuar a consulta da situação cadastral do mesmo. Saiba também como realizar a Consulta Serasa CPF e como imprimir a Certidão Negativa Receita Federal.

Embora seja um processo fácil e rápido, abaixo preparamos um passo a passo completo para você consultar a situação do seu Cadastro da Pessoa Física agora mesmo, do seu computador, tablet ou smartphone.

  • Passo 1: Em primeiro lugar, acesse o site oficial da Receita Federal, clicando aqui;
  • Passo 2: Assim que você clicar no link acima, será redirecionado diretamente para a página do “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” no site oficial da Receita Federal. Neste momento, basta seguir o que a página pede;
  • Passo 3: Após preencher seus dados, como CPF e sua Data de Nascimento, basta clicar em “Não sou um robô” e posteriormente em “Consultar”. Caso tenha errado algum dado, clique em “Limpar”.

Pronto? Caso seja necessário imprimir o documento, basta clicar em “Preparar a página para Impressão”. Lembre-se, esse documento é o Comprovante de Situação Cadastral no CPF, ok? Sendo assim, ele não substitui o documento “Comprovante de Inscrição no CPF”.