Saldo Aprovisionado 

O que é Saldo Aprovisionado? Para ter um controle dos lançamentos em sua conta bancária, muitas pessoas costumam checar o extrato de sua conta bancária e também os lançamentos em sua conta bancária, como saques, transferências, depósitos e similares.

Saldo Aprovisionado

Saldo Aprovisionado

Além disso, para facilitar o dia a dia das pessoas, existe a opção de débito automático, onde o dinheiro de sua conta é descontado diretamente do valor da conta.  Consulte também seu VR Saldo, para saber o quanto você tem de saldo.

Ao checar o seu extrato bancário, o cliente pode se deparar com a seguinte informação: “Saldo aprovisionado”. Essa informação chama muita atenção, pois o dinheiro que é chamado de “saldo aprovisionado” é uma quantia retida de sua conta pelo banco.

O que é Saldo Aprovisionado?

O é um determinado valor que o banco acaba retendo da conta bancária. Assim, o cliente não pode usar o dinheiro aprovisionado para pagamento de contas, transferências e nenhuma outra movimentação financeira.

O saldo aprovisionado é uma forma que a instituição bancária encontrou de garantir que aquele dinheiro da conta do cliente não seja usado para o pagamento de outras contas.

Sendo que o dinheiro desse saldo é reservado para o pagamento de contas que estão com débito automático para aquela conta, como conta de luz, água e similares.

Como Funciona?

O funciona da seguinte forma:

  • No dia de vencimento da fatura da conta cadastrada com débito automático, o valor daquela conta aparece com uma quantia descontada (em vermelho)  com a identificação de  “saldo aprovisionado do dia”;
  • O cliente não consegue movimentar esse dinheiro, apenas o valor de sua conta que não faz parte do saldo aprovisionado;
  • Neste mesmo dia a conta é paga automaticamente, e o valor aprovisionado é descontado da conta corrente do cliente.

Saldo Aprovisionado no Dia

O saldo aprovisionado do dia é o valor que será descontado do saldo total da conta bancária naquele dia, sendo o valor que não pode ser movimentado pelo titular da conta.

Esse valor é a somatória de todas as contas que terão vencimento naquele dia e que consequentemente serão descontadas do saldo total.

Como Desbloquear Banco do Brasil

Para desbloquear o saldo de uma conta bancária do Banco do Brasil, é necessário que o cliente:

  • Localize qual a origem do dinheiro aprovisionado, verificando se é uma conta de luz, cartão de crédito ou outra conta;
  • Caso seja uma conta, cancele o débito automático (para isso é necessário acessar sua conta do Banco do Brasil, através do aplicativo ou em um caixa de autoatendimento);
  • Caso não se trate de uma conta, procure uma agência do Banco do Brasil portando documento original com foto, e explique o motivo do atendimento.

Estorno Saldo Aprovisionado

Para solicitar o estorno do valor de saldo é necessário entrar em direto com a central de atendimento de seu banco, para que eles possam explicar como funciona o processo de estorno, que varia de acordo com o banco.

Caso o cliente não consiga seu estorno diretamente com o banco, ele pode abrir uma reclamação com a Ouvidoria do Banco ou então no site do Reclame Aqui. Em: https://www.reclameaqui.com.br/