O que é Descrição de Pagamento

O que é Descrição de Pagamento? Provavelmente esse nome já apareceu quando você foi realizar uma transação financeira. Se você tem dúvidas sobre o que é e para que serve essa Descrição. Neste breve conteúdo você vai entender tudo sobre a Descrição de Pagamento. Vamos lá!

Descrição de Pagamento

Descrição de Pagamento

O que é Descrição de Pagamento?

Antes de mais nada, o que é Descrição de Pagamento? Em resumo, essa descrição nada mais é que um conjunto de informações detalhadas referente a uma transação financeira.

Ou seja, quando você vai realizar um DOC ou mesmo um TED, em bancos como Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco Santander e outros, a Descrição de Pagamento é responsável por dar todos os detalhes dessa operação.

Porém, além das transferências, ela também aparece no pagamento de boletos, por exemplo.

Para que serve?

Como mencionado anteriormente, ela serve especificamente para você detalhar os detalhes da sua operação. Embora não seja obrigatório na maioria dos Bancos brasileiros, essa descrição auxilia na segurança da sua transação.

Pensando nisso, atualmente já existem alguns bancos que estão tornando esse campo obrigatório, pois, através dessa descrição, o próprio banco consegue ter detalhes e analisar as informações da sua transação.

O que colocar?

Caso no seu banco seja obrigatório ou mesmo você quer aumentar a segurança das suas transações, no campo de descrição de pagamento é importante preencher algumas informações, são elas:

  • data da transação;
  • valor;
  • objeto comprado;
  • por onde foi feita a compra.

Porém, caso você não queira detalhar tanto assim a operação, é possível colocar algo genérico. Em outras palavras, se você for fazer uma transferência, por exemplo, coloque apenas a palavra “Transferência” em sua descrição.

Mas lembre-se, isso só é necessário caso o seu banco obrigue que tal lacuna seja preenchida, caso contrário, é possível deixar em branco.

Que tipos de movimentações solicitam Descrição de Pagamento?

Hoje em dia, tal solicitação é requisitada somente em alguns casos, na maioria das vezes, para operações financeiras de débito. Neste caso, ao realizar a transação tanto de transferência, como de algum pagamento, mesmo que seja em boleto, esse campo é solicitado.

Descrição de Pagamento é Obrigatório?

Não! Como foi citado anteriormente, não é obrigatória. Mas, é importante ficar ciente, pois, alguns bancos estão colocando como obrigatório o preenchimento desse campo.

Mas isso pode interferir em algo na minha transação? Com certeza! Nos bancos que estão obrigando o preenchimento do campo, caso o mesmo não seja respeitado, você simplesmente não consegue concluir a operação.

Como assim? Em resumo, se o campo for obrigatório e você não preencher, o banco automaticamente cancela a operação.

Mas calma, em alguns casos, mesmo se você preencher o campo, a operação também pode ser cancelada.

Por quê? Esse campo foi feito para aumentar a segurança das transações. Logo, quando preenchido, se o banco notar que a transação é considerada de risco, ele automaticamente cancela a operação.

Além disso, é importante saber que a Descrição de Pagamento é totalmente diferente do “Motivo da Transferência”.