Consultar Processo Trabalhista pelo CPF

Consultar Processo Trabalhista pelo CPF pode ajudar bastante quem tem um processo em andamento. Mas, muitas pessoas não sabem como fazer isso.

Felizmente, o serviço de consultar processo trabalhista através da internet é possível e bem simples. Ele está disponível há muito tempo e é muito fácil de ser usado.

Consultar Processo Trabalhista pelo CPF

Consultar Processo Trabalhista pelo CPF

O que é um Processo Trabalhista

O processo trabalhista nada mais é do que uma ação que é movida por um profissional contra uma empresa com a qual teve algum vínculo empregatício.

Se trata de um dos processos que mais costuma trazer benefícios, contemplando o trabalhador contra injustiças cometidas pelos empregadores.

Confira ainda como funcionar:

Consultar Processo Trabalhista pelo CPF

Quando um processo trabalhista é movido, é possível acompanhá-lo através da internet, usando alguns dados para ver quais são as movimentações. Uma das formas de fazer isso é através do uso de seu CPF Online.

No entanto, é importante destacar aqui que somente o processo trabalhista que já foi julgado é que pode ser encontrado pelo CPF. Veja o que fazer:

  • Acesse o site da Justiça do Trabalho clicando aqui;
  • Clique em Emitir Certidão;
  • Informe o CPF.

Então será gerada uma declaração informando se há dívidas trabalhistas julgadas em processo ou não. Mas, atenção: essa opção é para quem é empregador, ou seja, para a empresa verificar se há débitos por conta de processos movidos ou não.

Consultar Processo Trabalhista pelo Nome

Para quem é o reclamante, ou seja, o profissional que efetivamente entrou com um processo trabalhista, não há como consultar pelo CPF. Mas, isso pode ser feito de forma ainda mais simples: pelo nome. Veja só:

  • Acesse o site do Tribunal de Justiça;
  • Insira seu nome completo no campo de busca;
  • Clique em pesquisar.

Prontinho! Abrirá uma página com todas as informações sobre os processos que tem esse nome envolvido. Se você tem um nome muito comum, se atente, pois, pode ser que listem processos que não são os seus.

Quem pode entrar com um processo trabalhista?

Qualquer pessoa que tenha vínculo empregatício pode mover um processo trabalhista. Para isso, é importante que busque por um advogado especializado na área trabalhista.

O advogado é peça fundamental para analisar o caso e até mesmo determinar se é realmente o caso de entrar com a ação. Por isso ele deve ser consultado.

O profissional que tem interesse em mover um processo trabalhista precisa, portanto, reunir provas do motivo pelo qual está movendo o processo. Ter testemunhas também pode ajudar bastante.

Consultar processo trabalhista pelo CPF não é possível. Porém, você pode fazer isso através do nome completo conforme instruído anteriormente. Use essas ferramentas para acompanhar seus processos e todas as movimentações.