Consulta CNPJ pelo CPF

Quem possui uma atividade de negócio registrada segundo os termos definidos por lei deve saber como efetuar a consulta CNPJ pelo CPF. Pensando justamente nisso, resolvemos preparar os próximos tópicos deste post para apresentar todas as opções que existem para quem pretende fazer essa verificação da consulta CNPJ pelo CPF.

Consulta CNPJ pelo CPF

Consulta CNPJ pelo CPF

Porquê Fazer a Consulta CNPJ pelo CPF?

Do mesmo jeito que o CPF que é solicitado em diversas situações em que a pessoa física pretende contratar algum serviço, a empresa também é obrigada em muitas situações a apresentar o número de seu CNPJ.

No caso de emissão de nota fiscal e recebimento do valor pelos serviços prestados, por exemplo, esse número deve constar. Isso sem mencionar o fato do número do CNPJ também ser crucial no ato do pagamento do salário dos funcionários da empresa.

Por essa e outras razões, é sempre recomendável que as empresas consultem o seu CNPJ para verificar todas as informações da empresa. Por exemplo, se você esqueceu de pagar alguma pendência, será possível constatar nisso por meio da consulta. Saiba como realizar a consulta MEI pelo CPF.

Consulta CNPJ pelo CPF Grátis

Apesar de alguns sites cobrarem pela consulta do CNPJ pelo CPF, felizmente existem outros que possibilitam esse exercício de forma totalmente gratuita. Lembrando que a verificação também pode ser feita presencialmente num dos órgãos de proteção ao crédito.

Por meio da internet a consulta gratuita é possível no site do consumidorpositivo.com.br ou ainda pelo site oficial da Serasa, onde é pode verificar-se os dados do CNPJ bastando informar o número do seu CPF.

Consulta CNPJ pelo CPF na Receita federal

Bem, a consulta da situação cadastral do CNPJ na Receita Federal é feita com o informe do próprio número de seu CNPJ. Ou seja, não tem como fazer essa consulta por meio do CPF. Siga o passo a passo apresentado abaixo para verificar os dados:

  • Primeiro entre no site oficial da Receita Federal usando este link – http://servicos.receita.fazenda.gov.br/;
  • Em seguida informe o número do seu CNPJ e marque a caixa <<Não sou um robô>>;
  • Por fim, basta clicar em <<Consultar>> para seguir em frente com a verificação dos dados do seu CNPJ.

Quando é possível Consultar CNPJ pelo CPF?

No caso de uma empresa classificada e registada como MEI, a consulta do CNPJ pelo CPF é possível. Se este for o seu caso, acesse o site oficial do portal do empreendedor e sega as etapas apresentadas, logo abaixo:

  • Com a página totalmente carregada, siga em frente clicando na opção <<Serviços>> que aparece bem no lado direito;
  • Feito isso, clique na opção que diz <<Emitir seu comprovante de MEI>>, e em seguida selecione <<Comprovante de MEI>>;
  • Agora informe o número de seu CPF, data de nascimento e os caracteres que são exibidos na imagem;
  • Em fim, você terá acesso a um relatório que possui informações relacionadas a sua empresa, inclui o CNPJ e NIRE.

Note que além desses dados, essa forma de verificação também retorna a situação cadastral vigente de seu negócio e a data em que a mesma teve início.