Comprovante de Renda: o que é, para que serve e tipos de comprovante

Comprovante de Renda

Como cidadão brasileiro, existem documentos básicos que você precisa apresentar na solicitação de certos serviços, como é o caso do comprovante de renda. Por isso, é preciso saber o que é esse comprovante e quais documentos podem ser usados por você como comprovante de renda.

Confira os próximos tópicos deste post e saiba o que é, para que serve, quais são os tipos e como emitir o comprovante de renda.

Comprovante de Renda

O que é um Comprovante de Renda?

O comprovante de renda é um documento que possui informações relacionadas aos rendimentos mensais do cidadão, sejam eles fixos ou variáveis. Na prática existem vários documentos que cumprem com essa função, como é o caso da declaração de imposto de renda, holerite e carteira de trabalho.

✅ Continue lendo e descubra qual o significado do termo “cheque cruzado” e leia também como emitir o seu saldo sodexo pela internet.

Pra que Serve?

A necessidade de saber o que é um comprovante de renda, deve-se ao fato desse ser um documento muito requisitado em diversas situações em que é preciso comprovar o seu rendimento. Isso ocorre principalmente em operações de crédito, como:

No aumento o limite do cartão de crédito

Nesse caso o banco solicita o comprovante de renda para saber se o cliente tem capacidade de arcar com as faturas do seu cartão de credito. É com base nos rendimentos especificados no documento que a instituição financeira consegue fixar o limite de crédito ideal para ti.

No pedido empréstimo pessoal, financiamento e consórcio

Para a definir o 30% da renda do cliente que é estabelecido como limite pelos bancos nesse tipo de empréstimo, é preciso que o interessado apresente um documento.

No Aluguel de imóvel

Para alugar um imóvel é comum que o proprietário solicite a apresentação do comprovante de renda. Nesse caso, o comprovante permite ao dono do imóvel saber se o cliente pode ou não pagar o valor do aluguel em dia.

✅ Leia também emitir a fatura dos cartões alelo e a fatura VR por diferentes meios, como internet, aplicativo, ou até mesmo, por telefone.

Tipos de documentos que comprovam renda

Além da carteira de trabalho, holerite e declaração do imposto de renda, também existem outros documentos que você pode usar para comprovar a renda, que são:

  • DECORE: pode ser emitido por meios eletrônicos mediante a apresentação do recibo de alugueis, declaração do imposto de renda e outros documentos.
  • DIRPF: emitido anualmente pelo trabalhador, a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física apresenta a renda total do profissional e seus bens.
  • DASN-SIMEI: emitida para o microempreendedor individual que não possui carteira de trabalho assinada, a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional é uma opção para a comprovação da receita bruta anual atingida no ano anterior.

Comprovante de Renda Autônomo

Diferentemente dos assalariados e empresários, os autônomos não podem emitir o holerite ou carteira de trabalho para comprovar a sua renda. Nesse caso, será preciso emitir um dos documentos listados abaixo dependendo do pedido da instituição que está solicitando a documento:

  • Extrato Bancário
  • Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE)
  • Contratos e Recibos de Prestação de Serviços

Alguns dos documentos mencionados acima podem ser emitidos pela internet, como é o caso do extrato bancário que pode ser solicitado pelo internet banking.