Como Saber a Data de Emissão do RG

O registro geral, conhecido como RG, é um documento extremamente importante para uma pessoa, sendo obrigatório para todos os brasileiros nascidos no Brasil ou naturalizados. Neste post você vai aprender Como Saber a Data de Emissão do RG.

Como Saber a Data de Emissão do RGComo Saber a Data de Emissão do RG

O RG traz algumas informações importantes sobre a pessoa, como: número do registro, data da expedição, nome completo, filiação, cidade de origem, data de nascimento, CPF e mais informações, dependendo do ano de emissão do RG. Você ainda pode Consulta RG pelo CPF.

Data de Emissão do RG

A data de emissão mostra o dia exato em que aquele documento foi emitido, assim, se a pessoa solicitar uma segunda via, a data de emissão que constará em seu RG mudará também.

A data de emissão representa a data em que o órgão foi expedido e começou a ser válido como documento oficial para aquela pessoa.

Como Saber a Data de Emissão do RG

A data de emissão do RG pode ser solicitada em casos de consulta do documento ou então em cadastros que solicitam os dados do RG. A data de emissão do RG pode ser consultada no verso do documento, ao lado do número do registro geral. Também é possível descobrir a data de nascimento pelo CPF

Data de Emissão do RG pelo Meu INSS

Caso você não esteja com seu RG em mãos, pode consultar todas as informações deste documento no site Meu INSS. Para consultar a data de emissão de seu RG através do Meu INSS é necessário que o cidadão:

  • Acesse o site do Meu INSS, que está disponível em: https://meu.inss.gov.br/#/login;
  • Realize o login em sua conta Meu INSS (caso ainda não possua uma conta cadastrada é necessário criar uma nova conta);
  • Selecione a opção “Meu cadastro”;
  • Na seção “Documentação” no campo identidade estará disponível para consulta o número de seu RG, órgão emissor, UF e a data de emissão.

Qual a diferença entre data de expedição e data de emissão do RG?

É comum ver os termos data de expedição e data de emissão para se referir a data em que o documento passou a ser válido. As duas formas podem ser usadas pois não há uma diferença entre os termos data de expedição e data de emissão.

Onde encontrar o órgão Emissor do RG

Outra informação importante do RG é o órgão emissor do documento. O órgão emissor é o órgão responsável por emitir o RG, geralmente a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado. Essa informação pode ser consultada na frente do documento de identidade, logo abaixo do estado.

Como emitir o RG Digital?

Para facilitar o dia a dia, existe também a opção do RG digital. Para emitir o RG digital é necessário que o cidadão:

  • Instale o aplicativo do RG digital em seu celular (disponível na loja de aplicativos de seu smartphone);
  • Realize login no aplicativo usando o número de seu RG e o código interno de seu RG ou então escaneie o QR Code da parte de dentro de seu RG (é necessário tirar o RG da capa de plástico);
  • O seu RG digital estará disponível e pode ser usado para identificação.

 

Você ainda pode: Se informar como Consulta RG Online e saber a situação do seu RG.