Certidão Negativa Receita Federal CPF: Como Emitir, Pelo CPF, CND CPF

Você sabe como emitir a sua Certidão Negativada Receita Federal CPF? Embora seja conhecida como Certidão Negativada, este documento nada mais é que uma certidão de regularidade fiscal. Atualmente, a Certidão de Regularidade Fiscal é fundamental para todos os contribuintes poderem comprovar a sua situação fiscal para a nação, ou seja, para a Receita Federal, órgão responsável por emitir tal documento.

Abaixo você vai entender tudo sobre a Certidão Negativada e como emitir a sua 100% pela internet, sem precisar sair de casa. Vamos lá!

Certidão Negativa Receita Federal CPF

Certidão Negativa Receita Federal CPF

Certidão Negativa Receita Federal CPF

Como foi citado anteriormente, a certidão negativada é um nome popular que foi dado a certidão de regularidade fiscal. Hoje em dia, não importa se você é uma pessoa física ou jurídica (PJ), emitir a certidão negativada é fundamental, inclusive para algum bem.

Em outras palavras, essa certidão tem a finalidade de comprovar a situação fiscal do contribuinte. Todavia, para quem deseja emitir tal documento, é importante saber que o mesmo só pode ser evitado caso você não tenha nenhum débito em aberto. Não deixe de conferir ainda como Consultar o PIS pelo CPF e ainda como consultar a Situação Cadastral de CNPJ.

Dessa forma, como uma forma de comprovar que você não possui nenhum débito, problemas judiciais ou mesmo pendências com o órgão (Receita Federal), é possível emiti-la através do próprio órgão federal.

No entanto, antes de solicitar sua emissão, você realmente sabe se você precisa efetuar essa ação? A fim de emitir a Certidão Negativada, a mesma é comumente solicitada para algumas finalidades, como:

  • Abertura de Empresas (micro, pequeno, médio e grande porte);
  • Empréstimos Bancários;
  • Processos de Licitações;
  • Entre outros.

Agora que você já sabe o que é a Certidão Negativada, abaixo vamos mostrar para você como você pode emitir a sua agora mesmo, sem burocracia e sem sair de casa.

Emitir Certidão Negativa Receita Federal CPF

Antes de mais nada, é importante que você saiba que infelizmente, nem todas as certidões negativadas podem ser solicitadas através da internet. Ou seja, dependendo do motivo que a mesma está sendo solicitada, algumas vezes, é preciso ir presencialmente até a Receita Federal para solicitá-la.

Todavia, para quem deseja emitir a Certidão Negativa Fiscal, uma das certidões disponíveis, já é possível solicitar a emissão 100% da internet, apenas com o número do seu CPF ou do contribuinte em mãos. Saiba também como realizar a Consulta Serasa CPF e ainda como consultar a sua situação Cadastral do CPF.

Com a finalidade de emitir a sua agora mesmo, abaixo preparamos um passo a passo completo e bem detalhado para você efetuar a sua solicitação sem complicações.

  • Passo 1: Em primeiro lugar, acesse o site oficial da Receita Federal, clicando aqui;
  • Passo 2: Assim que você acessar o link acima, você verá várias opções para emitir a sua Certidão Negativada;
  • Passo 3: Neste momento, é importante que você clique em “Atendimento pela Internet”;
  • Passo 4: Por fim, basta informar o número do seu CPF, preencher os caracteres ao lado corretamente e clicar em “Consultar”.

Pronto! Seguindo apenas esses 4 passos você já pode ter a sua certidão negativada em mãos. Após efetuar a emissão, é possível imprimir clicando em “Preparar Página para Impressão” logo abaixo da certidão.