Cartão Cidadão Cancelado

Os beneficiários de algum benefício trabalhista ou social, que não possuem conta na Caixa Econômica Federal, precisam ter o chamado cartão cidadão, para ter acesso ao seu benefício, como FGTS, Bolsa Família e Seguro Desemprego. Mas e se acontecer do beneficiário ter o seu Cartão Cidadão Cancelado,  o que fazer?

Cartão Cidadão CanceladoCartão Cidadão Cancelado

Com esse cartão o beneficiário pode sacar seu benefício diretamente em uma casa lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal.

O cartão é administrado e emitido diretamente pela Caixa Econômica Federal, e todos os assuntos relacionados com o cartão são tratados diretamente na Caixa.

Há casos em que o beneficiário tem o seu cartão cidadão cancelado, sendo necessário recorrer à Caixa para que não fique sem o seu benefício.

Cartão Cidadão Cancelado – Motivos

O cartão cidadão pode ser cancelado por alguns motivos, entre eles:

  • Falta de uso do cartão, em casos onde o beneficiário não usa o cartão por um longo período de tempo nem para fazer consultas nem saques;
  • Quando o cartão é perdido e é aberto um boletim de ocorrências, sendo que nesse caso ele é cancelado na mesma hora;
  • Quando o cartão é danificado e o próprio beneficiário solicita o cancelamento para poder emitir a segunda via cartão cidadão;
  • Por alguma irregularidade no cadastro do cidadão ou suspeita de fraude.

O que fazer

Se você teve o seu cartão cidadão cancelado, não se desespere. Ainda assim é possível solicitar uma segunda via e também sacar seus benefícios, indo diretamente a uma agência da Caixa Econômica. Dessa forma também é possível recuperar senha caixa Tem.

A solicitação da segunda via é simples e feita da mesma forma de quando se emite o cartão cidadão pela primeira vez.

O recomendado é que a segunda via seja solicitada já no momento em que o beneficiário percebe que seu cartão foi cancelado, para evitar que não possa receber seu benefício.

Como Reativar o Cartão Cidadão

Para reativar o cartão cidadão  é necessário emitir uma segunda via. Para emitir a segunda via de seu cartão cidadão é necessário que o beneficiário:

  • Ligue para a Central de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica, através do telefone 0800 726 0207 ou;
  • Compareça diretamente na agência da Caixa Econômica mais próxima de sua residência;
  • Informe o ocorrido com a primeira via de seu cartão e o cancelamento;
  • Solicite a segunda via do cartão cidadão.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

Para ter direito ao cartão cidadão é necessário se enquadrar nos requisitos abaixo:

  • Ser beneficiário de algum benefício social ou trabalhista, como FGTS, Bolsa Família, Abono Salarial e outros;
  • Não possuir uma conta corrente ou conta poupança ativa na Caixa Econômica Federal.

Como Sacar Benefício

Caso o seu cartão tenha sido cancelado, seu benefício liberado e a segunda via ainda não esteja com você, não se preocupe: você pode sacar o seu benefício apenas com seu documento de identificação. Para isso é necessário:

  • Comparecer a uma agência da Caixa Econômica;
  • Ir para o caixa de saques;
  • Apresentar um documento oficial com foto.

 

Você pode também: Consultar RG Online, e saber se seu documento esta em dia.

Esse procedimento não pode ser realizado em lotéricas, pois em lotéricas é necessário estar portando o cartão cidadão.