Os alemães representam apenas 2,82% dos visitantes estrangeiros que entraram no Ceará via Fortaleza em 2009
Para incrementar o fluxo turístico alemão e também do leste europeu, a Secretaria do Turismo (Setur) vai promover o Ceará no maior evento de turismo da Alemanha. Trata-se do ITB – International Travel Bureau, entre 10 e 14 de março no centro de exposições Messe Berlin, na capital alemã.
O ITB é gigante no setor de feiras de turismo e considerado por especialistas o maior no segmento B2B (business to business), com expositores especializados em destinos, operadores de viagens, sistemas de reservas e hotelaria. A participação do Ceará será através de módulo institucional cooperado no espaço do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que vai ser dividido com outros estados do Brasil.
Os dois primeiros dias são reservados para profissionais do setor e os outros abrem para o público em geral. Ao todo, devem passar pelo Messe Berlin 180 mil visitantes, que vão conhecer destinos, produtos e serviços de 11 mil empresas e instituições ligadas ao turismo de 180 países. A expectativa de geração de negócios gira em torno de seis bilhões de euros.
A área de exposição é superior a 160 mil metros quadrados, divididos em 26 salões. Pela primeira vez, o evento vai reservar um desses espaços para serviços voltados para o público homossexual.
Alemanha é um dos mercados mais promissores da Europa. Os alemães representam apenas 2,82% dos visitantes estrangeiros que entraram no Ceará via Fortaleza em 2009, mesmo com a localização geográfica estratégica do Ceará em relação à Europa e do fato da Alemanha ser um dos maiores emissores mundiais de turistas. Ocupam a sétima posição no ranking, atrás de italianos, portugueses, franceses, estadunidenses, espanhóis e cabo-verdianos.
Isso significa grande potencial de crescimento do fluxo para o Ceará, além de mercado em consonância com a estratégia de promoção internacional e requalificação do fluxo turístico implementado pela Setur, já que em geral, os turistas alemães possuem elevado grau de instrução e poder aquisitivo, com renda média em US$ 4.497, segundo dados da Embratur relativos à 2008.
Fonte: Governo do Ceará