InvestNE - "O seu portal de investimento e informações do nordeste".

Pesquisar

Pesquisar


Tamanho da Fonte

Sexta-feira, 03 de setembro de 2010

Hotnews

< Playback Play >

Paraíba desenvolve projetos de energia eólica

Por Redação
Terça, 30 de Junho de 2009 10:30
Imprimir PDF E-mail

O Estado já possui duas usinas de produção de energia eólica e projeta mais uma com grupo australiano

 

usinaeolicaO grupo australiano Pacific Hydro planeja implantar um terceiro projeto no litoral norte da Paraíba. O Estado vem se tornando um grande produtor de energia eólica, podendo ocupar posição de destaque no ranking nacional. Rio Grande do Sul e Ceará lideram na produção. Os investimentos da Pacific nos dois primeiros projetos instalados somam pouco mais de R$ 300 milhões. O grupo atua na Austrália (sede), Chile, Filipinas, nas Ilhas Fiji e no Brasil, totalizando 448 mega watts de capacidade instalada em operação.

 

Os dois primeiros empreendimentos da Pacific Hydro já estão em funcionamento no município de Mataraca, distante 92 quilômetros de João Pessoa. A Usina Millennium, com 13 aerogeradores, foi inaugurada em abril de 2008 e tem capacidade de gerar pouco mais de 10 megawatts de potência. A Usina Vale dos Ventos, com 60 aerogeradores, está em fase final de implantação, mas já produz energia. Sua capacidade é de 45 megawatts.

 

O gerente geral do grupo no Brasil, Mark Argar, afirma que o Parque Eólico Millennium e a Usina Vale dos Ventos podem produzir 147 gigawatts/h por ano a partir da capacidade instalada de 58 mega watts. Millennium é o primeiro parque de geração de energia eólica da Paraíba. O empreendimento é o primeiro do gênero no País instalado pela empresa australiana. A energia produzida tem capacidade para atender 40 mil residências e evitar a emissão de 30 mil toneladas de gases com efeito de poluição.

 

No Brasil, além da Paraíba, o grupo australiano tem projetos em desenvolvimento nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

A empresa possui contrato com Governo Federal, através do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). O governo brasileiro projeta aumentar as energias renováveis no País para 10% até 2020.

 

Uma das políticas da Pacific Hydro diz respeito aos cuidados com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável das comunidades onde os projetos são implementados. “Nossa política nos guia para identificar todos os impactos ambientais antes de fazer qualquer tipo de obra”, diz Mark.

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Seu estado: Seu website:
Assunto:
Comentário:

Notícias em Destaque

Vídeo


Rua Dr. José Lourenço, 870 - Salas 505 a 508 - Edifício Consorte
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60.115-280 - Fone / fax: (85) 3133.7760
Gestão Comercial (85) 3133.7770 (85) 8711.3827
Skype: invest.nordeste
msn: investne@hotmail.com

Fim da Página