sexo gratis sexo

InvestNE - "O seu portal de investimento e informações do nordeste".

Pesquisar

Pesquisar


Tamanho da Fonte

Domingo, 20 de abril de 2014

Hotnews

< Playback Play >

Instrumentos de material reciclável são feitos no Ceará

Por Redação
Segunda, 25 de Janeiro de 2010 12:08
Imprimir PDF E-mail

O Projeto Reciclocidades alia preservação ambiental a engajamento em trabalho produtivo

 

 

Construir algo com as próprias mãos, ter uma fonte de renda extra, divertir-se e, ao mesmo tempo, ajudar a preservar o meio ambiente. Estas são as vantagens que atraem os jovens a participarem das oficinas Reciclocidades promovidas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), até o dia 5 de fevereiro, no Maciço de Baturité, em parceria com as prefeituras. A primeira oficina foi realizada em Baturité e a próxima será em Aratuba, de 26 a 29 de janeiro, com cerca de 60 participantes. Ao final das oficinas terão sido fabricados 300 instrumentos musicais.


O projeto Reciclocidades propõe ensinar a confeccionar instrumentos musicais a partir de material reciclável. Os alunos são escolhidos pelas municipalidades dando prioridade para quem é mais carente.


O instrutor Nilton Fiore é músico e luthier. Para ele, o importante é trazer uma capacitação para pessoas que muitas vezes estavam na ociosidade. Entre os instrumentos confeccionados estão xequerês, bongôs e maracás. Os materiais utilizados variam desde madeiras até garrafas pets.


Para a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Baturité, Alice Maria Furtado, dois pontos podem ser destacados nesse projeto. O primeiro é o resgate de uma cultura da reciclagem e o segundo é o engajamento dos participantes num trabalho produtivo, que traz aprendizagem e socialização.


As oficinas fazem parte da programação do Festival de Jazz e Blues, realizado em Guaramiranga e patrocinado pela Cagece. Além de levar cultura à serra, a Cagece aproveita a oportunidade para desenvolver ações de responsabilidade sócioambiental. O Projeto Reciclocidades teve início no carnaval de 2009, quando uma turma de Guaramiranga aprendeu a fabricar objetos decorativos, colares e brincos, a partir de papel de jornal.


No mesmo ano, em outubro, a Cagece promoveu as primeiras oficinas para confecção de instrumentos musicais, com material reciclado, dando início a uma nova série de capacitações.

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Seu estado: Seu website:
Assunto:
Comentário:

Notícias em Destaque


Rua Dr. José Lourenço, 870 - Salas 505 a 508 - Edifício Consorte
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60.115-280
Fone ( 85) 3088.5504 / Fax ( 85) 3133.7751
comercial@investne.com.br
luizcarlos@investne.com.br

Fim da Página