sexo gratis sexo

InvestNE - "O seu portal de investimento e informações do nordeste".

Pesquisar

Pesquisar


Tamanho da Fonte

Sábado, 20 de setembro de 2014

Hotnews

< Playback Play >

Paraíba vai ser incluída no Programa Biodiesel Petrobras

Lundi, 16 Mars 2009 21:00
Imprimer PDF Envoyer
There are no translations available.

A Paraíba vai começar a produzir sementes de girassol e mamona para o Programa Nacional de Biodiesel, da Petrobras. O projeto será desenvolvido em 56 municípios, beneficiando 1.000 agricultores familiares, que poderão fazer o cultivo numa área total de 2 mil hectares.

 

As primeiras ações estão em andamento. Nesta segunda-feira (16), o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior, coordenou reunião com os presidentes da Emater, da Emepa, técnicos da Petrobras e da secretaria, oportunidade em que foram traçadas as primeiras medidas para a execução do programa de biodiesel.

 

O objetivo geral é incrementar a produção de sementes de girassol para produção de óleo combustível a fim de proporcionar a redução de poluentes do diesel, melhorando a qualidade ecológica ambiental das cidades. O projeto vai contribuir com a geração de novos postos de trabalho, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.

 

O secretário Ruy Bezerra Cavalcanti afirmou na reunião que o Governo do Estado tem o programa de biodiesel como uma de suas prioridades pela viabilidade econômica, social e ambiental.

 

Paulo Roberto Moreira Dias, Gerente de Suprimento da Usina de Biodiesel de Quixadá, da Petrobras, no Ceará, participou da reunião na Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. Ele afirmou que o programa no Estado será desenvolvido já na safra 2008/2009.

 

As fases iniciais são a distribuição de sementes, assistência técnica e depois a compra de grãos produzidos. O financiamento é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na Paraíba a principal cultura será o do girassol, mas haverá ainda o cultivo de mamona. O Governo do Estado, a Petrobras e demais parceiros estão agilizando as etapas do programa por conta do calendário agrícola que já avança.

 

A produção da Paraíba, a exemplo dos estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Pernambuco, será destinada para a base da Petrobras em Quixadá, no Ceará.


A cultura do girassol será implantada nas regiões de Itabaiana, Guarabira, Solânea, Areia, João Pessoa, e Campina Grande, abrangendo o Brejo, Agreste, Curimataú e Litoral.

 

A  prioridade é assistir pequenos produtores de base familiares inscritos no Pronaf – Programa Nacional de Agricultura Familiar, localizados principalmente em áreas de assentamentos ou em outras áreas com potencialidade para cultivo do girassol.

 

A princípio, serão capacitados 25 técnicos com a cultura do  girassol e outros dez técnicos estarão diretamente envolvidos na execução do programa. O girassol é uma fonte importante de óleo comestível. A produção mundial hoje é superior a 20 milhões de toneladas anuais de grãos. 

 

Foto: Divulgação

Add your comment

Your name:
Your email:
Seu estado: Your website:
Titre:
Comment:

Notícias em Destaque


Rua Dr. José Lourenço, 870 - Salas 505 a 508 - Edifício Consorte
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60.115-280
Fone ( 85) 3088.5504 / Fax ( 85) 3133.7751
comercial@investne.com.br
luizcarlos@investne.com.br

Fim da Página