sexo gratis sexo

InvestNE - "O seu portal de investimento e informações do nordeste".

Pesquisar

Pesquisar


Tamanho da Fonte

Quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Hotnews

< Playback Play >

Bahia abre inscrições para 1.490 vagas na educação profissional

Écrit par Redação
Vendredi, 24 Juillet 2009 15:19
Imprimer PDF Envoyer
There are no translations available.

Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio, oriundos da rede pública de educação

Quem busca uma chance no mercado de trabalho pode se inscrever de 28 deste mês a 4 de agosto para concorrer a uma das 1.490 vagas de cursos técnicos oferecidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio dos Centros de Educação Profissional, para o segundo semestre deste ano.

Esta é mais uma etapa do Plano de Educação Profissional da Bahia, que pretende chegar ao final de 2009 com 30 mil estudantes matriculados. Em 2006, a Bahia tinha apenas 4.016 matrículas e atualmente (sem as matriculas novas) já são 26.400 estudantes cursando Educação Profissional na rede pública estadual.

As vagas, 660 para a capital e 830 para o interior, são para os cursos de técnicos em Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Eletroeletrônica, Contabilidade, Design, Manutenção Automotiva, Agroindústria, Segurança do Trabalho, Edificações e Enfermagem.

Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio (e suas modalidades), oriundos da rede pública de educação (escola federal, estadual ou municipal). As inscrições serão feitas pelo site da SEC (www.sec.ba.gov.br). No ato da inscrição, o aluno, se maior de 18 anos, ou seu responsável legal quando menor, deverá informar o nº do CPF e indicar um único centro, curso e turno desejados.

Sorteio

As vagas serão sorteadas eletronicamente no dia 18 de agosto, às 14h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, Paralela. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com o acompanhamento dos representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação e professores. Os candidatos poderão assistir o evento.

O aluno contemplado no sorteio efetivará a matrícula no Centro de Educação Profissional para o qual foi contemplado, nos dias 20 e 21 de agosto, apresentando a seguinte documentação: cópia do CPF e cópia do histórico escolar, cópia da Cédula de Identidade. Os documentos originais devem ser apresentados junto com as cópias para a devida autenticação.

O aluno sorteado também deverá entregar no ato da matrícula, duas fotos 3x4. As aulas serão iniciadas no dia 24 de agosto, com exceção para os alunos de Livramento e Santa Maria da Vitória, onde o início das aulas está marcado para o dia 8 de setembro.

Demandas sociais


O superintendente de Educação Profissional da SEC, Almerico Lima, explicou que há uma grande preocupação do Estado no sentido de adequar esses cursos às demandas sociais, econômicas e ambientais do mundo do trabalho.

Por isso, a proposta pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia, aponta o trabalho como princípio educativo, investe em práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras e na atualização das matrizes curriculares.

“Embora a ênfase do Plano da Educação Profissional da Bahia seja o ensino médio integrado (para alunos egressos do ensino fundamental público) e Proeja (para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental), estamos ofertando cursos subseqüentes como forma de atender ao jovem que concluiu o ensino médio de formação geral e que procura uma profissão”, afirma Lima.

Ele acrescenta que as vagas são oferecidas exclusivamente para os egressos da rede pública, com o objetivo de beneficiar os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. Ressalta ainda que o sorteio eletrônico, além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando o que chamou de “meritocracia”.

“Antes, o ingresso do aluno nestes cursos era por prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, que são formas democráticas de acessar a Educação Profissional no Estado”, enfatiza.

Número de vagas por Centro de Educação Profissional

Colégio Estadual Severino Vieira (Salvador)
Técnico em Administração – 180
Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Salvador)
Técnico em Hospedagem - 120
Técnico em Rede de Comunicação - 120
Técnico em Alimentos – 120
Técnico em Eletroeletrônica – 120
Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia - Ceteb - Áureo de Oliveira Filho (Feira de Santana)
Técnico em Contabilidade – 80
Técnico em Design - 80
Técnico em Manutenção Automotiva – 80
Técnico em Agroindústria – 80
Técnico em Segurança do Trabalho – 80
Técnico em Edificações – 160
Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas (Alagoinhas)
Técnico em Segurança do Trabalho – 60
Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba)
Técnico em Enfermagem – 60
Colégio Estadual Humberto Leal (Livramento de Nossa Senhora)
Técnico em Administração – 80
Escola Municipal Professor Raimundo Alcântara (Santa Maria da Vitória)
Técnico em Administração – 70

Comments (4)

PARABENIZAR
4 Vendredi, 16 Juillet 2010 17:40
TATIANA
There are no translations available.

GOSTÁRIA DE PARABENIZAR TODA ESTA EQUIPE POR ESTES CURSOS TENHO CERTEZA QUE ESTÃO INVESTINDO MAIS NA EDUCAÇÃO.
Data
3 Jeudi, 15 Juillet 2010 13:36
Mira
There are no translations available.

Tenho uma duvida.... Esse anuncio está com a data de 24/07/2009. Quero saber se a data esta errada ou recebi informações bem atrasada??? rsrssr Abraços
gostaria
2 Mercredi, 14 Juillet 2010 18:46
nanci
There are no translations available.

gostaria de saber o resutado do sorteio sobre o curso/ desde ja vico grato
cursos tecnico de administração
1 Lundi, 12 Juillet 2010 21:22
july
There are no translations available.

FIQUEI FELIZ COM ESSA OPORTUNIDADE, ESPERO PASSA E PODER DAR UM PONTAPÉ INICIAL AOS MEUS PLANOS

Add your comment

Your name:
Your email:
Seu estado: Your website:
Titre:
Comment:

Notícias em Destaque


Rua Dr. José Lourenço, 870 - Salas 505 a 508 - Edifício Consorte
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60.115-280
Fone ( 85) 3088.5504 / Fax ( 85) 3133.7751
comercial@investne.com.br
luizcarlos@investne.com.br

Fim da Página