Fórum nacional de alimentação escolar abre inscrições gratuitas para o ciclo de palestras e aulas de culinária

Com o tema “O Comportamento entre o Saber e o Sabor – Reflexos na Obesidade durante a Fase Escolar”, A FENERC – Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas abre em São Paulo dia 24 de maio no Centro de Convenções Rebouças o 8º Fórum Nacional de Alimentação Escolar.

O Evento que acontece nos dias 24 e 25 de maio tem no centro das discussões a problemática que envolve a questão do aumento da obesidade na população infantojuvenil no Brasil e por  consequência  o impacto entre escolares e aprendizado .

Neste sentido, além dos debates da programação oficial do Fórum, esta 8ª edição do evento organizou nos dois de trabalho uma série de palestras e oficinas culinárias abertas aos profissionais e visitantes, com inscrições gratuitas e a participação de palestrantes de diversas áreas, falando em nome dos expositores ou profissionais convidados do mercado e instituições de ensino e pesquisa, entre eles nutricionistas, chefes de cozinha, engenheiros de alimentos, bioquímicos, médicos, biólogos, advogados, numa verdadeira maratona, mostrando na prática os cases de sucesso e as ferramentas que podem ser trabalhadas no dia a dia em prol de uma alimentação mais adequada para a população escolar.

O cliclo de palestras abre no dia 24 de maio às 9h20 da manhã em duas Salas, a Verde e a Coral.

Na Sala Verde a abertura será com a palestra da Nutricionista Clínica Funcional, diretora da Ncnutre, Natália Colombo, que trará o tema: “Como diminuir o sal e acrescentar benefícios ao prato”.

Em seguida na mesma Sala Verde às 9h50 tem início a série de Aulas Show com a participação do Chef do Le Manjue Bistrô, Especialista em Gastronomia Orgânica e Funcional, Renato Caleffi, que ensinará a preparar receitas exclusivas com baixo teor de sódio, utilizando ervas e especiarias.

Outra aula Show de destaque  no dia 24/5 das 16h20 às 16h50 na Sala Verde, com a Participação do Chef Espanhol José Luis Candenas Merino, que irá ensinar: Como elaborar o pescado de uma maneira atrativa para as crianças.”.

“Outra Aula Show interessante na Sala Verde, dia 25 é da Culinarista da Fundação Mokiti Okada Vilma Galasso, que está com o tema: Saber e sabor orgânico”.

Com as Receitas de: geleia de beterraba, pão integral e ovos mexidos com verduras. Ainda em  destaque na Sala Verde no dia 25/5 das 9h00 ás 9h30, convidado da empresa expositora Alibra é do médico Dr. Alexandre Azevedo “Suplementação de nutrientes deve ser indicada na alimentação escolar?

Ele é Médico Nutrólogo, pós-graduado em Saúde de Família pela USP.
Dia 25/5 das 15:00 as 15:30 Sucralose na Alimentação Escolar: uma alternativa para combater a obesidade., é o tema da empresa expositora McGRIF, cuja palestra será proferida pelas nutricionistas Dra Priscila Almeida Pedrazzani Simardi e Dra Nayara Fernandes, respectivamente Nutricionista e coordenadora da Região 3 de Alimentação Escolar e Alimentos Funcionais da McGRIF do Brasil; Especialista em Nutrição nos Ciclos da Vida, Nutricionista e coordenadora da Região 5 de Alimentação.

A Dra. Catiane Zelak da expositora Risa School, do Paraná, apresenta no dia 24/5 o tema “Atuação de uma empresa de prestação de serviços de alimentação escolar em programas de Educação Nutricional.”

Ela é Nutricionista, Gerente de Operações Risotolândia; Pós-graduada em segurança dos alimentos. MBA empresarial em Gestão de Empresas de Alimentação.

Sala Coral

Já na Sala Coral destaque para o primeiro horário do dia 24/5 dia a palestra: Coleta Seletiva, como Implantar? que será feita pelo Por Jetro Menezes, da Jetro Ambiental.

Às 11h30 é a vez da empresa expositora Placontec, especializada em projetos de estrutura e arquitetura para cozinhas, com o tema: “Estrutura Física e Legislação” é a palestra proferida pelo diretor da empresa, Sr. Amauri Pelloso.

No dia 25/5 das 10:30 as 11:00 a Fundação Mokiti Okada, apresenta a oficina de Ikebana “Flor, Arte e Educação”, com a professora Ivete Hinae Pereira, Especializada em Educação Artística e Desenho.

***A programação completa do Ciclo de Palestras paralelas e Aula Show estão no site www.fenerc.com.br

Sobre o Fórum Nacional de Alimentação Escolar

A 8º edição do evento, que tem como tema central “O Comportamento entre o Saber e o Sabor – Reflexos na Obesidade durante a fase Escolar” apresenta diversas propostas e debates para entender a  obesidade infanto-juvenil e apontar ferramentais e estratégias  buscando vitalidade positiva , os vários temas que serão discutidos nas palestras e oficinas focam a obesidade.

Serão debatidos ainda os alimentos orgânicos na alimentação escolar, as novas tendências a respeito do uso do sal, a relação com as práticas sustentáveis e consumo consciente, além da polêmica dos agrotóxicos.

O Fórum tem a expectativa de reunir mais de 1000 pessoas  congressistas e participantes das palestras paralelas e visitantes que terão acesso gratuito à praça de expositores, que reunirá em torno de 40 empresas que mostrarão as novidades em produtos e serviços para o segmento da alimentação escolar e o ciclo de palestras paralelas. O público-alvo é composto por pessoas de várias áreas como, educadores, nutricionistas e gestores de escolas públicas e privadas de todo o País.

Serviço:

8º Fórum Nacional de Alimentação Escolar

Data: 24 e 25 de maio de 2012
Horário: das 8hs às 18hs
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 (portaria 1) Cerqueira Cesar – São Paulo – SP

Participe do Ciclo de Palestras Paralelas e Oficinas Culinárias nas Salas Verde e Coral – Inscrições Gratuitas.

Mais informações: (11) 5084-5713 – 4115-5938 – fax 5573-8906

forummerendaescolar@fenerc.com.br

***Veja a Programação Completa das palestras e do Ciclo de Palestras paralelas no site:
www.fenerc.com.br