Sistema de reuso de resíduos hídricos contribui para preservação ambiental e financeira da Vicunha Têxtil
A Vicunha Têxtil reutiliza 75% dos resíduos hídricos em duas fábricas de Maracanaú, no Ceará. Em números, a Unidade V produz cerca de 75 mil m³/mês de efluente industrial que é direcionado para a Unidade I. Deste montante, cerca de 50 mil m³/mês são consumidos fruto do processo de sistema de reuso de água. Esse resultado é retorno do projeto Tratamento de Efluentes Industriais, que é certificado pela NBR ISO14001, norma internacional de Gestão Ambiental, assim como todos os demais processos destas unidades fabris.
Esse programa contribuiu com a redução de 62% no consumo de água nas Unidades I e V de Maracanaú, de janeiro a julho de 2009. Isso equivale a uma economia de, aproximadamente, R$ 810 mil no período e representa 12,5% a menos na conta mensal de água.
Os valores desta produção representam redução significativa quanto à utilização dos recursos hídricos do Estado, tornando-se, de maneira indireta, um processo que beneficia todos os segmentos da sociedade. A variação nessa economia é influenciada pelo volume de produção de tecido. “Quanto maior a produção fabril, maior a economia no consumo de água”, explica Macilon Siebra, coordenador do projeto.
A ação, realizada em parceria com a Geoplan - empresa nacional com mais de 15 anos de experiência em soluções para águas e efluentes -, foi implementada em novembro de 2001. O trabalho conjunto das duas empresas, hoje, corresponde a 70 m³/hora de efluente reutilizável. “Há oito anos, o custo de implantação do projeto foi cerca de R$ 5 milhões”, conta Siebra. “Atualmente, estamos realizando novos estudos para verificar a possibilidade de expansão nas unidades fabris de Pacajus, no Ceará, e de Natal, no Rio Grande do Norte (também certificadas pela ISO14001)”, afirma.
"Além de contribuir com a área de preservação ambiental e financeira da companhia, a ação, atrelada às demais ações do sistema de gestão ambiental, tornou-se um diferencial competitivo na exportação de tecidos para a Europa, tendo como benefício agregado a geração de efluentes livres de metais pesados diminuindo a poluição dos processos produtivos, assegurando que nosso produto não afeta a saúde humana e o meio ambiente, permitindo que o segmento de tecidos índigo seja certificado pelo selo verde, o OEKO-TEX STANDARD 100", diz Andreline Timbó, coordenadora de Meio Ambiente das Unidades de Índigo e Brim da Vicunha Têxtil.
Outra prática voltada para a atuação ecologicamente responsável da companhia é a utilização de cascas de castanha no aquecimento das caldeiras nas três fábricas do Ceará. Por mês, três mil toneladas do material são convertidas em combustível alternativo, a chamada biomassa.
Outras ações
Além do programa de reuso dos recursos hídricos, a Vicunha conta com outras ações neste âmbito, como o Programa Interno de Educação Ambiental que visa a conscientizar os funcionários por meio de palestras internas, atuando intensivamente como ferramenta de gestão ambiental. Outra iniciativa desenvolvida pela empresa é a Linha Verde - serviço de atendimento a dúvidas, reclamações e sugestões – na qual questões do colaborador são repassadas sem que ele tenha de se identificar.
Há também o Programa 3 R's que tem como objetivo reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados. O Programa contempla a coleta seletiva em todas as unidades fabris e oferece treinamento para todos os seus colaboradores para que o projeto, de fato, alcance a sua meta.
Destaca-se neste programa a destinação adequada dos resíduos onde materiais recicláveis ou reutilizáveis são vendidos como subprodutos, os que não são comercializados seguem para doação ou aterro sanitário, os não recicláveis e/ou perigosos são encaminhados para empresas de tratamento. O ponto importante é que todas as empresas que queiram comprar esse material passam por análises onde é verificado se possuem licença para reutilizar tal tipo de resíduo.