InvestNE - "O seu portal de investimento e informações do nordeste".

Pesquisar

Pesquisar


Tamanho da Fonte

Terça-feira, 22 de maio de 2012

Hotnews

< Playback Play >

Bordadeiras do RN buscam selo de Indicação Geográfica

Por Redação
Terça, 27 de Setembro de 2011 15:07
Imprimir PDF E-mail

Certificação concedida pelo INPI agrega valor e potencializa produtos no mercado



A intenção de obter o selo de Indicação Geográfica (IG) para o bordado do Seridó, no Rio Grande do Norte, foi apresentada formalmente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Cooperativa de Bordadeiras e Artesãos da região na sexta-feira (23). O coordenador de Fomento e Registro do órgão, Luiz Cláudio Dupim, participou de encontro com as artesãs, no município de Caicó.


O representante do INPI destacou que o certificado pode fomentar a economia local e ajudar as peças a ganharem novos mercados, já que o selo atesta a procedência do produto e inspira confiança ao consumidor. “A indicação agrega valor, aumenta a qualificação dos empresários e favorece o turismo. As pessoas visitam o local para consumir o produto, o que impulsiona uma série de outras atividades econômicas”, explicou Luiz Cláudio. Segundo ele, o selo é um reconhecimento oficial do governo brasileiro àqueles que comprovem reputação ou vínculo geográfico e, a partir daí, atraiam os olhares do consumidor.


Participaram da reunião o gerente de Desenvolvimento Territorial e Agronegócio do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ronil Rodrigues, o gestor do projeto Territórios da Cidadania do Seridó, Yves Guerra, os pesquisadores Helder Macedo e Iracema Batista, as bordadeiras e representantes de oito municípios do Seridó.


Etapas
Para conquistar o selo, as artesãs contam com apoio do Sebrae. De acordo com Yves Guerra, o pleito teve início com um estudo que comprovou a relação do bordado com a identidade da região. A instituição contratou os pesquisadores Helder Macedo e Iracema Batista para fazer o levantamento. “Estivemos com mais de 50 bordadeiras para sensibilizá-las, explicando o que é o selo, e, juntos, construirmos esse processo”, relatou Yves.


A próxima etapa é fazer o regulamento de uso com a entidade representativa e depositar o pedido junto ao INPI. O bordado tem possibilidade de receber o reconhecimento em 2012. O Sebrae também avalia outros produtos da região que podem conquistar o selo, como a carne de sol e os queijos manteiga e coalho.


Para a presidente da Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó, Arlete Silva, a Indicação Geográfica vai fortalecer a atividade e ajudar na organização do segmento. “Existem cerca de 500 pessoas trabalhando com o bordado no Seridó. Esperamos que o selo incentive a comercialização no país e até no exterior”, prevê.


Agência Sebrae de Notícias

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Seu estado: Seu website:
Assunto:
Comentário:

Notícias em Destaque

Últimas Notícias

Notícias em destaque

Equipotel Nordeste 2012 movimenta negócios na região

Feira apresenta produtos e serviços inovadores de setores que envolvem o ramo hoteleiro

Prévia da inflação oficial aumentou 0,51% em maio

Taxa é superior ao 0,43% observado no mês de abril

Portal InvestNordeste disponibiliza biblioteca virtual

Objetivo da Biblioteca Virtual é contribuir para o desenvolvimento sustentado do Nordeste. Download é gratuito

Notícias em destaque

Ambev duplica investimentos na área de TI

Recursos serão usados na aquisição de softwares e equipamentos em linha com tendências atuais do mercado de TI

Novos negócios do Banco Mercedes-Benz crescem 16%

No total, liberou ao mercado para novas operações R$ 1,32 bilhão contra R$ 1,14 bilhão negociado em 2011

ZipOnline 3.0 potencializa gestão da informação

Plataforma dá acesso a milhões de informações públicas e privadas disponíves na internet

Vídeo


Rua Dr. José Lourenço, 870 - Salas 505 a 508 - Edifício Consorte
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60.115-280
Fone ( 85) 3088.5504 / Fax ( 85) 3133.7751
comercial@investne.com.br
luizcarlos@investne.com.br

Fim da Página