Crédito ao consumidor seguirá em crescimento moderado nos próximos meses
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas cresceu 0,2% em dezembro de 2011, atingindo o valor de 100,0. Como pela sua metodologia de construção o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos das concessões de crédito com seis meses de antecedência, a recente sequência de elevações deste indicador sinaliza que o ritmo de concessões de crédito às empresas deverá recuperar dinamismo a partir do primeiro trimestre de 2012.
A atual trajetória de redução das taxas de juros e o cenário de retomada mais firme da atividade econômica, após um segundo semestre de 2011 em estagnação, deverão impulsionar a busca por crédito por parte as empresas já a partir dos primeiros meses de 2012, salientam os economistas da Serasa Experian.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor recuou 0,3% em dezembro, atingindo o patamar de 101,7. Apesar deste recuo, o indicador prevalece acima do nível 100, o que mostra que as concessões de crédito aos consumidores deverão continuar evoluindo em 2012, porém num ritmo um pouco mais lento do que foi verificado em 2011.
Se, por um lado, o governo vem tentando estimular o consumo via crédito com reduções de juros, reversão das medidas macroprudenciais e isenções tributárias, por outro lado, o consumidor, pelo forte crescimento verificado no crédito nestes últimos anos, encontra-se mais endividado. Este nível de endividamento mais elevado tenderá a manter o crédito ao consumidor numa trajetória moderada de expansão no médio prazo, observam os economistas da Serasa Experian.
Seguindo as expectativas que apontam para um melhora na oferta de crédito este ano, instituições bancárias já começam a lançar no mercado linhas de crédito para estimular os consumidores e esperam que crédito cresça até 22% em 2012 no Brasil .
Crédito bancário
A expectativa do Bradesco para este ano, por exemplo, é de que a carteira de pessoas jurídicas registre a maior expansão, com destaque para os empréstimos para pequenas e médias empresas. O banco espera que o crédito cresça 22% em 2012.
Em dezembro, o total de empréstimos do banco chegou a R$ 245,7 bilhões, alta de 17,1% em 12 meses.Por segmento, a maior expansão é esperada na carteira de pessoas jurídicas, também de 18% a 22%, sendo entre 23% e 27% para pequenas e médias empresas, e de 13% a 17% para as grandes corporações. Para pessoas físicas, a expectativa do banco é de um aumento no total de empréstimos de 16% a 20%.
Avaliação está no Comunicado 148 sobre efeitos assimétricos da política monetária
Objetivo é dar continuidade ao processo de formação das escolas conveniadas
Iniciativa tem como objetivo promover a integração de fornecedores de produtos e serviços com os profissionais da área tecnológica
Expectativa é que sejam gerados cerca de R$ 80 milhões em negócios
As frequências adicionais começarão a operar no dia 1º de junho e os bilhetes já estão à venda no site da GOL