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Quarta-feira, 20 de agosto de 2014

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Opiniões postadas na internet são propagandas confiáveis

Por Izakeline Ribeiro
Terça, 21 de Julho de 2009 12:01
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As sugestões dos amigos e opiniões de consumidores expressas online são as formas mais confiáveis de propaganda global, segundo Ibope Nielsen



Realizada duas vezes ao ano com 25.000 consumidores da internet, em 50 países, a Pesquisa de Consumidor do Ibope Nielsen mostra que nove entre cada dez consumidores da internet no mundo (90%) confiam nas sugestões de pessoas conhecidas, enquanto sete em cada dez (70%) confiam na opinião de consumidores expressas online. Pioneiro em dar voz aos internautas, o site de compra e venda Mercado Livre (www.mercadolivre.com) apresenta um sistema de qualidade totalmente feito pelos internautas. Segundo a direção da empresa, o site convida os usuários para participar de testes de usabilildade, possibilitando a análise das necessidades, dos comentários e das sugestões. Além disso, há reuniões nas unidades da empresa, que permitem aos usuários transmitirem suas opiniões pessoalmente; fóruns e participa de rede sociais, interagindo com os usuários; pesquisas de satisfação da área de atendimento ao cliente.

Outra ferramenta de medição que a equipe adota é o próprio acompanhamento dos negócios realizados via www.mercadolivre.com. A importância e relevância do site na vida de seus usuários refeltem-se no crescimento do nível de vendas e podem ser melhor compreendidas a partir das ferramentas, serviços ou funcionalidades utilizadas com maior frequência, por exemplo. Isso só é possível via internet, já que a equipe consegue acompanhar cada caso, segundo a segundo. A satisfação também é percebida em números com mais de 37 milhões de usuários cadastrados no site, um volume em vendas superior a US$ 2,1 bilhões em 2008 e 21 milhões de itens negociados no mesmo ano.
mercadolivre

 

Dante Bonorandi, diretor da Mercurius Engenharia, destaca que o site www.mercurius.com.br tem se mostrado excelente meio para dar maior visibilidade à marca. Segundo ele, a empresa, que tem sede em Fortaleza, fechou vários negócios por causa da maior visibilidade de seu portfolio, especialmente com empresas de fora do Ceará. "Nosso portfolio online tem mais visibilidade, permitindo que clientes de fora do Ceará possam fazer uma pre-avaliação do serviço da Mercurius, dinamizando na prospecção de negócios". Bonorandi, ressalta que a Mercurius tem a política de atualizações periódicas em toda a estrutura do site, no ar há 10 anos, conferindo maior dinamismo, sempre ouvindo as sugestões dos clientes.

 


Mercurius

 


Publicidade

Nesta nova era de controle do consumidor, os publicitários serão motivados pelo fato dos sites das marcas - a forma mais confiável de propaganda conduzida por publicitários - terem a confiança da mesma quantidade de pessoas (70%) que as opiniões de consumidores expressas online. “A explosão na Mídia Gerada pelo Consumidor (Consumer Generated Media – CGM) nos últimos dois anos indica que a confiança dos consumidores no boca-a-boca durante o processo de tomada de decisão, seja por pessoas conhecidas ou por consumidores online não conhecidos, tem crescido significativamente”, diz Jonathan Carson, presidente da Nielsen Online. Porém, o executivo acrescenta: “Vemos que todas as formas de propaganda conduzidas por publicitários, exceto anúncios em jornais, também têm tido um aumento nos níveis de confiança; é provável que a revolução CGM tenha forçado os publicitários a usar maneiras mais realistas nas mensagens com base nas experiências dos consumidores ao invés dos nobres ideais publicitários”.

 

Embora os sites das marcas alcancem altos índices de confiança, outras formas de publicidade digital ficaram com índices abaixo do anúncios da mídia tradicional, à exceção dos jornais, nos quais a propaganda apresenta queda nos níveis de confiança.

Carson conclui, “Apesar do maior número de internautas e do tempo despendido online, a indústria ainda necessita atrair renda publicitária de acordo com os atuais níveis de consumo da mídia online. A habilidade para mudar a renda publicitária da forma tradicional de mídia para a internet está em superar a forma com que a propaganda é exposta online, tornando-a um meio mais eficiente para os anunciantes das marcas e uma forma mais confiável de anunciar na mente do consumidor”.

 

Izakeline Ribeiro é jornalista e especialista em Marketing


 


 

CURTAS

1° ano no ar

A loja virtual da Denaná (www.denana.com.br/loja), empresa que comercializa rede de descanso, está há um ano no ar. A primeira fábrica de rede de descanso a se lançar no formato de varejo eletrônico atende todo o território nacional. A página oferece aos clientes simplicidade e agilidade no momento da compra, que é possível com poucos cliques. A encomenda chega em no máximo sete dias úteis. Em comemoração ao aniversário, os clientes que realizarem compras a partir de R$150,00 recebem uma camiseta exclusiva da marca.

 

 


denana

 

Rede da Esperança
Nesta semana, a Rede Globo lançou a Rede da Esperança, uma ação do programa Criança Esperança, que visa a mobilizar blogueiros, twitters e internautas que têm acesso a Orkut, MSN e Facebook a aderirem ao projeto e o difundirem na web. O caminho é simples: os interessados entram no site www.criancaesperanca.com.br, seção Rede da Esperança, e lá estão as instruções para receberem o selo do Criança Esperança, tornando-se automaticamente disseminadores dos valores da campanha que, este ano, chega a 24ª edição. Quanto mais pessoas divulgarem a campanha, mais bem-sucedida ela se torna, gerando recursos a centenas de instituições que trabalham em benefício da infância e adolescência brasileiras. A Campanha Criança Esperança é um projeto da Rede Globo em parceria com o Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todo o dinheiro arrecadado pelo Criança Esperança é depositado diretamente na conta da Unesco que, desde 2004, é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.

Crianaesperana

 





BATE PAPO COM EMÍLIO RAMALHO, DIRETOR DA RAMALHO TÊXTIL (DENANÁ)

 

Emlio_Ramalho_-_DenanaEm um ano de site quais os resultados sentidos pela empresa?
O varejo online da Ramalho Têxtil, através de sua marca própria Denaná, tem a fatia de 5% de todas as vendas da empresa. O que na nossa avaliação é bastante positiva e nos deixa otimista para projeções futuras. Ao longo desse ano alcançamos uma taxa de 96% de satisfação dos nossos clientes. Isso se deve a preocupação que a empresa teve de se preparar para atuar no segmento de vendas online.  Antes de lançar o site no ar, em maio do ano passado, a Ramalho Têxtil reestruturou sua logística interna para atender aos clientes online com o mesmo nível de profissionalismo que alcançou no mercado atacadista externo, desde quando iniciou suas exportações no ano de 1974. Há de se salientar que as exportações representam 85% do mercado consumidor da empresa.

Quais as vantagens mais explícitas de ter um site na web? O que isso representou para a marca?
As vantagens são amplas. Através do site, conseguimos alcançar clientes em todo Brasil. Muitas vezes são clientes localizados em cidades bastante distantes de nossa empresa e que só através da venda online está sendo possível atender de forma individualizada e personalizada. Podemos citar como exemplos, cidades como Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Castanhal (PA), Dourados (MS), Petrolina (PE), Limeira (SP), Suzano (SP), Ponta Porã (MS) e Juiz de Fora (MG). Sem falar que já chegamos a todas as capitais brasileiras. Outra vantagem excepcional é a oportunidade que estamos tendo de obter um “feedback” direto do consumidor final. Algo que dificilmente conseguimos com as vendas em atacado, pois há sempre o filtro do atacadista/varejista até a informação chegar a nós. Isso de fato tem se mostrado de grande valia na hora de desenvolver as novas coleções e lançamentos, minimizando possíveis erros e ampliando as expectativas de satisfação garantida. Podemos destacar ainda, dentre as vantagens da web, a real possibilidade de agregar valor a marca através do site. Nele, encontramos o canal de comunicação direta com o consumidor final. Portanto, desenvolvemos estratégias de marketing com o objetivo de ofertar e comunicar valor ao nosso cliente de forma rápida, direta, eficiente, segmentada e, portanto, de baixo custo.

Quais os projetos e investimentos que a empresa pretende fazer nesse meio?
Nossa meta é ampliar a cada ano a participação do varejo online nas vendas da Ramalho Têxtil através de sua própria marca Denaná. Para tanto, investimos em comunicação segmentada e parcerias dentro e fora do ambiente virtual.

 

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